O que é Roaming? Entenda como essa ferramenta funciona e como ativá-la

Roaming


Se você já fez alguma viagem nacional ou internacional provavelmente já fez uso do Roaming. Quer saber mais como funciona? Aqui vamos te contar o que ela é, como ativá-la e otimizar o seu uso. Vamos lá?

O que é Roaming?

Basicamente Roaming é o uso de uma rede que não é a mesma onde foi registrada para a realização de chamadas de voz, logo essa tecnologia faz com que o usuário consiga se comunicar dentro ou fora da sua zona de cobertura original. Caso ocorra da empresa não possuir uma cobertura naquela área, as operadoras realizam entre si um contrato de parceria, assim as redes conseguem identificar redes que fazem parte da operadora ou são afiliadas a operadoras parceiras.

O Roaming é medido pelo número denominado como DDD, o que basicamente explica qual seu número de área onde o chip foi gerado, portanto o roaming é necessário quando você está em uma área em que seu DDD original não é o mesmo da localidade. Por exemplo, se seu DDD é da cidade de Belo Horizonte o seu DDD é 31, caso você esteja em São Paulo e necessite fazer uma ligação, o Roaming passa a ser necessário.

Todavia, estes serviços são cobrados pelas operadoras, porém atualmente, praticamente nenhuma operadora faz a cobrança por esse tipo de serviço em território nacional. Porém, em compensação em viagens internacionais estes serviços costumam possuir um alto valor agregado. Por isso temas duas classificações:

Roaming Nacional: acontece no caso que você esteja no mesmo país onde foi originado o chip.

Roaming Internacional: já esta modalidade é para pessoas que fazem o uso do serviço de telecomunicação fora do país de origem do seu chip. O valor é consideravelmente alto e no Japão pode alcançar a margem de R$33/dia. Se as viagens internacionais são um hábito frequente na rotina, é interessante se atentar se o seu plano de telefonia móvel possui o Roaming Internacional inclusos.

Roaming nacional

Como ativar o roaming no celular?

Atualmente não é necessário mais fazer essa ativação de forma manual, devido aos novos smartphones já serem configurados para esse padrão de Roaming, ou seja você não deve se preocupar com essa função. Porém trouxemos um passo a passo de como ativar essa função caso seu smartphone não esteja automatizado para ela; Veja a seguir:

Android

  1. Vá até a aba de Configurações;
  2. Acesse o menu “Rede e Internet” ou outra opção que faça referência a conexão ou redes móveis;
  3. Click na opção “Rede móvel”
  4. Ative a opção “Roaming”.

Iphone

  1. Vá na aba de “Ajustes”;
  2. Acesse “Celular”;
  3. Agora entre em “Opções de dados de celulares”;
  4. Ative “Roaming de dados”.

Roaming Internacional

O Roaming Internacional tem bastante destaque quando o assunto é custos adicionais das operadoras. Por isso é bastante utilizado esse parâmetro como critério na hora de escolhermos uma operadora, por isso preparamos um guia para orientação das operadoras para Roaming Internacional. Vamos lá?

Vivo Roaming

Pensando na comodidade dos seus clientes a operadora Vivo preparou um pacote especial de internet, ligação e SMS, para viagens internacionais. O pacote foi denominado Vivo Travel e já está incluso em pacotes pós-pagos. No site Meu Vivo você consegue ter acesso a mais informações sobre os pacotes disponíveis.

É importante consultar a cobertura Vivo no país de destino, apesar da operadora estar em mais de 175 países faz-se necessário essa consulta para maior segurança do usuário.

Tim Roaming

Para clientes Tim Live, a operadora oferece rede 4G, whatsapp e ligações ilimitadas no exterior. Como na Vivo, é importante consultar a cobertura da operadora para o seu destino.

A operadora também disponibiliza pacotes de internet e redes sociais que podem ser contratadas à parte para o Roaming exterior, o que pode ser uma boa opção devido ao custo benefício.

Dicas importantes de Roaming Internacional

  • O primeiro ponto a se validar é a cobertura da operadora no seu país de destino, assim você consegue se certificar que não ficará sem a funcionalidade da telecomunicação.
  • As tarifas de ligação normalmente são cobradas pelo tempo da chamada, por isso é importante se certificar que sua chamada foi realmente finalizada para que a tarifa não te surpreenda.
  • Faça a ativação do seu Roaming Internacional, pois diferente do Roaming nacional que não necessita de uma pré ativação, o Internacional deve ser ativado pela sua operadora.

E aí, tudo pronto para a viagem? Se nosso conteúdo foi útil, não se esqueça de compartilha com seus amigos e familiares.

 

 

Conteúdo produzido por Rayssa Fernandes

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

ROCK'N ROLL EM DOSE TRIPLA NO HAPPY HOUR DO CIDADE

Artigo Anterior

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Relacionados