Criação de Identidade Visual para Empresas, Logotipo e Logomarca

identidade visual
Criação de Identidade Visual para Empresas, Logotipo e Logomarca


Veja como é a criação de marca e identidade visual para segmentos profissionais específicos

A comunicação corporativa na internet abrange uma série de fatores. Estratégias de marketing digital, maneiras de produzir conteúdo, entre outras áreas importantes para o seu trabalho.

Uma das partes mais significativas quando se trata de marketing é a criação de identidade visual, pois é relevante que ela esteja bem elaborada para se tornar eficiente. Para que tal resultado possa acontecer, listamos alguns tópicos que irão te informar sobre a metodologia para criação de identidade visual com qualidade para seu site.

O que é?

As identidades visuais consistem em formatos de apresentação do seu trabalho, será a forma com que o público irá enxergar a sua empresa. Isso é importantíssimo, pois é através desta representação que os consumidores terão o primeiro contato com o seu negócio.

Vale lembrar que este conceito não é sinônimo de “logo”. Saiba que os logos, logotipos e logomarcas são estruturas inseridas dentro deste conceito, mas sem dúvidas o símbolo que representa o seu negócio é a parte mais importante.

Como fazer?

Defina a sua mensagem

Tenha em mente exatamente o que você tem necessidade e vontade de passar para o seu consumidor. Uma imagem que diz muita coisa pode acabar confundindo este que você mais quer atingir, então você deve tomar muito cuidado com quem você está lidando e com o que você quer passar de mensagem.

Um fator que pode ajudar muito é identificar como a sua marca e seus serviços podem impactar positivamente na vida dos seus consumidores. Isso irá fazer com que este possível cliente se pergunte sobre a qualidade e a utilidade do seu produto, aí basta um bom marketing e um bom serviço para poder fidelizar o cliente.

Estabeleça uma relação emocional

É fato que nós estamos mais propensos a consumir produtos que mexem com o nosso coração de maneira afetiva, um claro exemplo é a compra de produtos de times de futebol por parte de torcedores fanáticos, pois estes torcedores podem compreender que o produto não é fundamental na sua vida, ele pode até achar a mercadoria feia ou de má qualidade, mas por conta da representação afetiva ele gasta seu dinheiro e consome o que está disponível independentemente das suas condições materiais.

Trabalhe com simplicidade na sua marca

Você não necessariamente deve possuir uma marca extravagante, que choque os concorrentes e os consumidores, afinal isso é muito relativo. Uma empresa de moda, por exemplo, está mais habituada a conviver com extravagâncias e exageros, muito diferente do cenário atual da indústria alimentícia, onde é praticamente impossível imaginarmos um cenário diferente do padrão comum que estamos acostumados.

Podemos dizer que o lema “menos é mais” se aplica neste conceito do marketing, afinal a clareza e a simplicidade irão apresentar um caminho muito mais fácil de ser compreendido por parte de quem irá comprar o seu produto, ou pelo menos tem essa intenção.

Mantenha um padrão

Para que suas empresas sejam facilmente identificadas pelo seu público, é fundamental que você mantenha os mesmos traços de logos e afins durante toda a trajetória da sua marca. Isso fará com que você seja lembrado com facilidade, além de poder se tornar uma referência no segmento em que você está atuando.

Crie um manual

Este é um recurso muito importante para as suas marcas, visto que este manual irá ditar as regras de como devem ser usadas e onde devem estar os seus logos, entre outras coisas.

Devem ser incluídas: missão, visão, tipografias, cores, uniformização de funcionários, frota da empresa, aplicação das marcas em caixas, envelopes e documentos, aplicação dos desenhos em diferentes tipos de anúncios como revistas, jornais, banners, anúncios na internet, entre outros diversos tipos de formas onde você pode estampar os símbolos da sua firma.

Criação de identidade visual para áreas profissionais

Criação de identidade visual para advogados

Seus serviços devem estar com uma boa apresentação para que o cliente possa sentir segurança no seu potencial, afinal os advogados carregam uma grande responsabilidade quando exercem a profissão.

Mas esta imagem precisa ser construída da maneira correta. Em um website de advocacia circulam diversos tipos de pessoas, portanto necessita ser uma linguagem fácil e pouco técnica, além de usar cores que passam sensações que sejam interessantes para você, o branco (clareza), marrom (seriedade, confiança e segurança), cinza (eficiência e seriedade) e preto (força, poder e inteligência).

A logo deverá ser simples e exclusiva com cores interessantes para o segmento. A exclusividade pode transmitir firmeza ao visitante.

Criação de identidade visual para nutricionista

Geralmente utilizando frutas e uma fita métrica, os nutricionistas podem fazer isso de maneira simplificada, com cores leves para indicar conforto para as pessoas que estão visitando sua página.

Muita cautela quando apostar em cores pastéis, o excesso de determinadas cores pode ser confundido com uma abordagem direcionada ao público infantil, podendo ser desinteressante para nutricionistas que não atendem esta faixa-etária com exclusividade.

Criação de identidade visual para confeitaria

Por fazer parte do segmento alimentício e geralmente ligado às comemorações (aniversários, por exemplo), recomendamos que você faça uso de elementos delicados com cores leves para transmitirem a sensação de ser algo agradável.

Estabelecimentos de confeitaria fazem uso das redes sociais para promoverem seus serviços, por conta disso é bom ter uma imagem condizente com o que você propõe ao público.

Criação de identidade visual para arquitetura

Logotipos criativos e minimalistas são as principais recomendações para a área de arquitetura, visto que você deve passar a originalidade de maneiras simplificadas para quem está visitando seu endereço. Convém usar formas geométricas (círculos, quadrados e triângulos) para fazer uma marca simétrica, pois isso pode transpassar a sensação de confiabilidade para os leitores que procuram estes tipos de serviços.

 

Precisando de logotipo? A Projeto Web é especialista na criação de identidade visual!

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Suh Marcelino

Suh Marcelino, CEO da Degrège conta um pouco sobre referências de moda

Artigo Anterior
Clube do Samba

Clube do Samba de Recife realiza segunda edição do ano em formato híbrido, apenas para convidados com transmissão ao vivo

Relacionados