Quais os possíveis motivos do aumento no número de divórcios nos últimos anos



Apenas no Brasil foram registrados mais de 1 milhão de divórcios em 2023

O aumento no registro de números de divórcios tem chamado atenção nos últimos anos, em 2023 no Brasil, foram contabilizados 1 milhão de divórcios extrajudiciais, aqueles realizados por meio de serviços de cartórios, sem necessidade de um processo na Justiça. Isso mostra uma mudança nas dinâmicas sociais nas relações interpessoais.

A pandemia contribuiu para esses aumentos, mas a questão é bem mais ampla. A pressão econômica, desemprego e divisão de despesas são um dos fatores que contribuem com a tensão nos relacionamentos. A saúde financeira entre casais tem relação direta com a vida amorosa.

Outro contexto importante para analisar é a relação das pessoas com as redes sociais e conectividade instantânea. O excesso desses meios de comunicação pode deixar o relacionamento “mais frio”, trazer comparações, perda de hábitos do casal e também ciúmes.

“As redes sociais acabam fomentando a comparação do seu relacionamento com o de outras pessoas. Além disso, suspeitar do que seu cônjuge está fazendo on-line pode fazer você se sentir  desconfiado”, conta o Mentor de Desenvolvimento Pessoal, William Dumont.

Individualização e informação 

Outros pontos também são analisados pelo mentor. “A individualização da sociedade, mudanças na percepção do relacionamento e dos interesses pessoais estão  à luz sobre a complexidade dos fatores que contribuem para o aumento nas taxas de divórcio”.

Segundo William, a sociedade moderna tem mais acesso sobre direito e opções, algo que pode resultar em soluções alternativas, entre elas o divórcio, em situações de adversidade.

“Existem também os casos de relacionamentos vistos com interesse de crescimento pessoal, isso desafia a visão tradicional do casamento. Expectativas mais elevadas, consequentemente, podem gerar frustrações”, conclui William Dumont.

Fonte:  William Dumont – Formação em Administração, Coaching, Mentoring, e formação em andamento como terapeuta (conclusão em dezembro 2023) @williampdumont

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

MARINA SENA SE APRESENTA EM BH COM A TURNÊ “VÍCIO INERENTE”

Artigo Anterior

DESIGN + GASTRONOMIA: CABERNET BUTIQUIM LANÇA LINHA EXCLUSIVA DE LOUÇAS

Relacionados