Juliana Barros, a mulher por trás da Transformação Digital Sustentável

Juliana Barros,


Abrindo o mês das mulheres com profissionais referência em vários temas do momento, Juliana Barros, que é Head de Transformação Digital e Founder da Next Steps compartilha seus aprendizados nessa jornada. 

A tecnologia, por si só, não é suficiente para impulsionar a transformação: esse é um dos ensinamentos da especialista em Transformação Digital, Juliana Barros. De acordo com ela, que possui mais de 14 anos de experiência na área e já atuou com diversas multinacionais, “a cultura devora a tecnologia no café da manhã” e esse processo continua lento, moroso e muitas vezes ineficiente.

Um dos problemas alertados por Juliana é que as empresas estão cedendo à pressão do mercado de se digitalizar a todo custo e desconsiderando fatores primordiais para o sucesso dos projetos. “Continuamos esbarrando no início da jornada que é a integração entre pessoas, processos e tecnologia. Adquirir softwares de prateleira que nem sempre estão adequados à realidade da empresa traz impactos na produtividade e eficiência operacional”, explica.

Normalmente, os processos não são padronizados e são executados de forma subjetiva e variável: antes mesmo de automatizar, é necessário definir o fluxo a ser seguido, assim como as contingências, e testá-lo no modo manual para saber o que efetivamente funciona. Juliana salienta que, após esse mapeamento, é possível identificar não ser o momento ideal, ainda, para investir em tecnologias e automações, pois há muito a ser feito antes.

A Founder e Head da Next Steps – Transformação Digital Sustentável compartilha ainda uma reflexão para as empresas considerarem: O que está travando o tão sonhado resultado da transformação digital? Cultura? Liderança? Eficiência? Governança? Gestão de Dados?

Juliana Barros,

Entre as ações que podem auxiliar, está a adoção de uma mentalidade ágil, com líderes que incentivam a inovação, a adaptabilidade, não punir a “falha experimental” e, principalmente, reconhecer suas forças, fraquezas e nível de maturidade digital. No entanto, Juliana ressalta que pular etapas pode comprometer os resultados esperados com a implementação de soluções tecnológicas.

O segredo, segundo a especialista no assunto, é enxergar a tecnologia como meio, mas compreender que o verdadeiro poder está em como a utilizamos e nos adaptamos a ela. “Se quisermos que a transformação digital de alto impacto e com resultados exponenciais aconteça, precisamos mudar a maneira como pensamos e agimos em nossas organizações. O caminho para transformar é mais longo, mas é sustentável”, destaca.

A profissional compartilha outros ensinamentos e cases no seu LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/julianabarrosdesouza/). No site www.nextsteps.com.br é possível conhecer mais sobre os serviços da empresa e o caminho para a transformação digital.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
simone

Conheça Simone Oliveira, Hair Artist especialista em mechas

Artigo Anterior

O premiado musical ‘Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças’ chega em Belo Horizonte para únicas apresentações no Centro Cultural SESIMINAS BH, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Bradesco Seguros

Relacionados