Odontologia Estética: Você já ouviu falar na Lente de Contato Dental?



O Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães, cirurgião dentista
e especialista em odontologia estética traz todos os
detalhes sobre as Lentes de Contato; Método vem
sendo utilizado por artistas, mas ele lembra
que existem contraindicações

 

[dropcap size=big]A[/dropcap]procura por tratamentos ‘odontológicos estéticos’ no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Prova disto está em um levantamento realizado recentemente pela ‘Nobel Biocare’ (multinacional do setor) que mostra que a demanda por procedimentos com resultados mais estéticos cresceu cerca de 200% com possibilidades de mais avanços em 2018. Entre os processos que passam pelo Clareamento Dental e Aparelhos Ortodônticos, existe também a Lente de Contato Dental que é uma película de porcelana aplicada por cima dos dentes. Em um bate papo descontraído, o Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães (cirurgião dentista e especialista em odontologia estética), traz todos os detalhes sobre a Lente de Contato Dental lembrando que não é qualquer pessoa que pode utilizá-la.

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães, para os que não conhecem, o que é a Lente de Contato Dental?

É uma película de porcelana que é aplicada por cima dos dentes. Ela é uma capa fina, que modifica cor e formato dos dentes. Ela pode fechar espaços, pode corrigir alguma pequeno erro de posição, e faz alterações de cor de maneira definitiva nos dentes.

 

Como a Lente de Contato Dental é realmente feita?

A partir de um pequeno preparo nos dentes para eles receberem essas lentes. Esse preparo é um pequeno desgaste para fazer com que ela encaixe nos dentes e você obtenha uma conexão perfeita entre o dente e da lâmina de porcelana. Existem diversas técnicas em que o profissional faz esse preparo, realiza uma cópia desse preparo através de moldagem ou de escaneamento digital e envia a cópia para um laboratório. Com isso, as lentes são confeccionadas em um laboratório próprio pra isso com porcelana de altíssima qualidade. Uma porcelana bem rica, bem bonita e bem dura. Depois, ela é colada no dente do paciente com uma resina específica, que é um material odontológico para a colagem dessas.

 

Qualquer pessoa pode aplicar a Lente de Contato Dental? Existe algum tipo de contraindicação em relação a essa Lente?

Não. Os pacientes precisam estar aptos a fazer a colocação das lentes. Existem contraindicações.  Muitas vezes o paciente espera colocar as lentes para se livrar de aparelho ortodôntico, mas esse não é o caso. Às vezes o paciente precisa passar pelo tratamento do aparelho para organizar os dentes, e só então colocar as lentes, para mudar a cor e o formato dos dentes. Grandes alterações de posição são feitas com o aparelho, não com as lentes. O paciente também precisa estar com os dentes sadios na hora da aplicação. Restaurações por fazer, problemas nas gengivas, problemas periodontais, problemas de canal. Todos esses impossibilitam a aplicação.

 

É um procedimento muito caro, ou depende de cada caso? Além disso, quanto tempo ela dura Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães?

Cada paciente tem a sua necessidade específica, o que ocasiona uma variação nos preços. Varia pelo número de dentes, a técnica utilizada e de acordo com a dificuldade do caso. É impossível falar de custos sem examinar e avaliar muito bem o paciente. Além disso, não podemos falar sobre os custos por causa do código de ética do Conselho Regional de Odontologia. Quanto ao tempo, é indeterminado. Existem estudos que falam que os laminados duram em torno de 10 a 15 anos, outros citam casos que duram entre 20 e 25 anos… Então, é um prazo indeterminado. Não tem um período mínimo ou máximo, não existe a necessidade de troca. O paciente só vai precisar modificar, substituir ou fazer alguma tipo de alteração se tiver algum problema.

 

Para finalizarmos, quais são os cuidados Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães que a pessoa precisa ter após a colocação das Lentes de Contato Dental?

Depois de instaladas, as lentes são como dentes. O paciente sente naturalidade como os dentes. Em termos de adaptação, ele não deve sentir nenhum tipo de desconforto. O cuidado que é necessário é a escovação e o uso do fio dental, mesmo cuidado que deve ter com os dentes, cuidados de higiene. Além da avaliação com o dentista de seis em seis meses.

 

Dentista e Consultório Odontológico

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães

CRO-CE: 6944

Odontologia Estética

Professor: Pós Graduação

Palestrante Nacional

www.marcelofmagalhaes.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

30 de setembro – Dia da Secretária

Artigo Anterior

Fwd: Gustavo Mioto desembarca em Contagem para a primeira edição do Mix Festival

Relacionados