CCBB Educativo apresenta a cultura Xavante em atividade do Múltiplo Ancestral



Prédio CCBB BH – Foto Vagner Costa_red (2).

Atividade digital será realizada no dia 25/06 com cineasta indígena Divino Tserewahú

O cineasta indígena Divino Tserewahú apresenta ao público do Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo, um pouco da cultura do povo Xavante e suas tradições. A atração estará disponível a partir do dia 25 de junho, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.

Voltada para todos os públicos, com abordagem acessível até mesmo para crianças, a cultura Xavante será abordada com ajuda de registros de imagens, sons e memórias do cineasta e de sua vida na aldeia.

Divino Tserewahú começou a aprender sobre cinema em 1990, quando a comunidade Xavante de Sangradouro recebeu sua primeira câmera de filmagem (VHS), doada pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) de São Paulo. Sua primeira atuação profissional na área foi como parte da equipe do Programa de Índio, série de TV realizada na Universidade Federal do Mato Grosso entre 1995 e 1996.

Em 1997, Divino participou do primeiro encontro e oficina de formação de cineastas indígenas do Brasil, organizado pelo Vídeo nas Aldeias e realizado no Parque Indígena do Xingu. Já entre 2001 e 2002, por intermédio do Vídeo nas Aldeias, ele conseguiu uma vaga para estudar na Escola Internacional de Cinema de San António de Los Baños, em Cuba, onde se capacitou nas técnicas de edição, roteiro de documentário e ficção, animação, entre outras.

Diversos dos filmes de Divino receberam prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais. Estes trabalhos, junto a sua trajetória pioneira no âmbito da realização cinematográfica indígena, têm sido objeto de estudo acadêmico, dando origem a teses e dissertações realizadas em diferentes instituições brasileiras.

 

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral

Cultura Xavante

Com Divino Tserewahú

Sexta-feira, 25 de junho, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Boletim Focus: mercado financeiro eleva expansão do PIB 4,85% para 5%

Artigo Anterior

Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura: CCBB BH oferece três oficinas virtuais gratuitas para crianças

Relacionados