Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura: CCBB BH oferece três oficinas virtuais gratuitas para crianças



As obras de Palatnik, com seu movimento e cromatismo, nos põem em trânsito entre a arte e a ciência. São dispositivos para a imaginação, motores de agenciamentos com os objetos e fenômenos a nossa volta. Caminhando por diferentes materialidades, o artista vai criando jogos visuais entre formas, cores, ritmos e transformações.

Partindo desse universo, o CCBB BH oferecerá três oficinas gratuitas nos próximos dois sábados (26/06 e 3/07), para crianças de 5 a 10 anos, ministradas por Stela Barbieri e a equipe do binåh espaço de arte. Lápis de cor, lâmpadas coloridas, lanternas, fita crepe, gelatinas coloridas, muita imaginação e criatividade, para fazer da sala de casa um divertido ateliê.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo site www.agenciagalo.com/palatnikAs oficinas terão duração de uma hora e serão realizadas via plataforma Zoom.

Confira a programação:

26/06, sábado, às 11h – Projetos de movimentos imaginários

Por meio da imaginação, serão realizados projetos de trabalhos com cor em movimento. Serão investigados os desenhos nos projetos de Palatnik e a forma como ele comunica, organiza e elabora suas ideias.

Materiais: Caderno de desenho A5, lápis de cor, caneta preta, lápis grafite de diferentes espessuras.

26/06, sábado, às 15h – Colagens de sombras

Criação de colagens a partir das luzes e sombras por meio de recortes, sobreposições e transparências. Serão utilizadas diferentes fontes luminosas e anteparos criando um jogo imagético e gráfico.

Materiais: Abajures, lanternas, objetos com frestas, objetos com sombras interessantes, fica crepe e uma superfície lisa e clara que possa servir como anteparo.

3/07, às 11h – Pinturas de luz

Como a luz tinge o espaço? Cores se entrelaçando e tingindo o espaço com sobras em movimento. Pintura de paredes, tetos e corpos com a projeção das luzes. Estudo de fontes de luz, anteparos e filtros cromáticos a partir daquilo que se tem em casa e materiais acessíveis.

Materiais: Abajures, lanternas, objetos com frestas, objetos com sombras interessantes, fica crepe, gelatinas coloridas, lâmpadas coloridas, tecidos transparentes coloridos e uma superfície lisa e clara que possa servir como anteparo. (Opcional – para quem tiver – projetor e/ou retroprojetor)

Sobre o binåh

binåh espaço de arte é um lugar de invenção, investigação e imaginação. Um lugar de encontros e experiências com e a partir da arte, que foi construído no ateliê de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Conta com uma equipe de profissionais diversos (cineastas, designers, artistas, escritores, educadores, músicos e cientistas) e realiza cursos, oficinas, grupos de estudos, assessorias, encontros, visitas, ateliês e festivais para adultos e crianças.

PATROCÍNIO: Banco do Brasil

REALIZAÇÃO: Art Unlimited

COMUNICAÇÃO: Alves Madeira

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CCBB Educativo apresenta a cultura Xavante em atividade do Múltiplo Ancestral

Artigo Anterior

Mulher submetida a trabalho análogo à escravidão é libertada em SP

Relacionados