Dicas para o dia a dia: Como economizar energia elétrica?



Dentro de casa existem luminárias e aparelhos que são verdadeiras ameaças a sua conta de energia elétrica. Mas, seus hábitos também interferem nisso!

*Por Viva Decora

Imagine todo o trabalho e o gasto que um país precisa ter para produzir e distribuir energia elétrica. Daí ela chega a sua casa, na sua sala de estar, e qual o valor que você dá a isso?

Talvez você não preste atenção quando os governantes pedem para que a população evite gastos desnecessários. Ninguém colabora! Mas, quando a conta de luz chega alta, todos reclamam, não é mesmo?

Nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o consumo de energia elétrica cresceu muito nos últimos anos. E por quê? Bem, um dos motivos é a modernização dos sistemas de televisão, internet e telefonia.

Outro motivo– e principal – é o aumento do poder aquisitivo da maioria da população, que passou a comprar mais equipamentos, visando uma vida mais fácil e confortável.

Claro que, recentemente, essa realidade mudou um pouco. Não foi só para o Brasil, mas para o mundo inteiro. Por conta da falta de chuva e de repasses financeiros em certas regiões, o preço da energia elétrica ficou mais alto.

Em algumas cidades os apagões são constantes. Pede-se sempre para que as pessoas mudem seus hábitos e tenham mais cuidados com a casa para economizar. E você, faz a sua parte?

Veja, a seguir, algumas dicas de boas práticas para economizar energia elétrica. Lembre-se de que isso será benéfico tanto para o seu bolso quanto para o planeta!

O que posso fazer no meu dia-a-dia para economizar energia elétrica?

Luz natural versus luz artificial

A primeira coisa que você deve fazer é tentar aproveitar, o máximo possível, a luz solar. Em sua casa ou ambiente de trabalho, se possível, abra as janelas durante o dia e deixe a claridade entrar.

Agora, se as aberturas das janelas não forem amplas o suficiente, daí acenda as luzes. Mas, preste a atenção. Quando sair do ambiente apague tudo. Isso fará uma diferença enorme na economia de energia elétrica.

Aparelhos eletroeletrônicos

Avalie também como você utiliza os aparelhos eletroeletrônicos. Nem todos devem ficar ligados sempre.

Aquela luzinha do monitor da TV, do computador e do microondas indica que o equipamento está em stand-by, ou seja, ele só parece desligado. Porém, na verdade, está em modo de espera. Isso quer dizer que ainda sim consumirá energia – bem menos do que quando ligado, claro.

A geladeira, a máquina de lavar roupas, o chuveiro e o ar condicionado são grandes vilões da conta de luz. Eles consomem muita energia. Porém, seu uso é necessário – principalmente o chuveiro e o ar, no verão.

Por isso, pesquise meios de usá-los melhor, de modo a não fazer com que trabalharem sempre em sobrecarga.

Para começar, a geladeira não deve ser instalada perto do fogão ou de outras fontes de calor. Sua vedação também deve estar sempre em dia. Do contrário, ela gastará mais energia para manter seu interior resfriado.

Já a máquina de lavar só deve ser ligada quando houver um volume considerável de roupas sujas. Evite também usar sabão demais, pois precisará enxaguar mais vezes as roupas.

Na hora de se lavar, não exagere no tempo de banho. Fique o mínimo que puder sob a água do chuveiro. Quando chegar o verão, coloque o seletor em “verão”.

E, por falar nisso, o ar condicionado não precisa ficar sempre em potência máxima. Opte por um aparelho que monitora a temperatura e mantenha seu filtro sempre limpo.

Além disso, feche as janelas e portas da casa para evitar que entre ar quente nos ambientes.

Uma observação importante: compre sempre equipamentos novos, que contenham o selo Procel de Economia de Energia!

O que posso mudar na decoração da minha casa para economizar energia elétrica?

Quanto à infraestrutura da casa, muita coisa pode ser mudada para economizar energia elétrica. Trocar as lâmpadas tradicionais pelas econômicas já ajuda.

Depois, pode-se explorar a iluminação natural através de grandes aberturas e claraboias. Quanto mais próxima da janela sua bancada de trabalho ou a poltrona de leitura ficar menos você sentirá a necessidade de acender alguma luminária.

Pintar as paredes e os tetos de cores claras também contribui para deixar os ambientes mais bem iluminados. Mas, se precisa acender uma lâmpada, não faz mal.

Dentro de casa, instale dimmers nos interruptores para regular a intensidade da luz. Ou, então, temporizadores e sensores de presença nas lâmpadas, que serão apagadas sempre que não houver ninguém presente no ambiente.

Lembrando que as luminárias só poderão distribuir bem a luz se estiverem limpas e funcionando corretamente. E para consumir menos energia elétrica, que tal você instalar um sistema de placas solares em sua casa?

O custo pode parecer um tanto quanto alto, mas o benefício, em longo prazo, compensa. Pense nessa alternativa e ajuda a preservar o planeta!

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Folia em BH: Cerca de 5 milhões de pessoas são esperadas no Carnaval da cidade

Artigo Anterior

Mercado em alta | Serviço de "Unhas de Gel" cresce no país e abre oportunidades para novos profissionais

Relacionados