Home Staging: conceito americano de Marketing Imobiliário chega ao Brasil e já é sucesso



Técnica promete acelerar vendas e alavancar o setor de imóveis no país

O setor imobiliário é um dos grandes pilares da economia em vários países, mas, devido à instabilidade econômica, este meio pode passar por dificuldades em algumas ocasiões. Dessa maneira, surgiu no Estados Unidos uma nova tendência que tem se mostrado cada vez mais eficaz. A técnica conhecida como Home Staging conquistou o público americano e, recentemente, chegou no Brasil para ficar!

Com tradução livre como “encenação da casa”, esta é uma ferramenta de Marketing Imobiliário que prepara e valoriza a imagem dos imóveis para que fiquem mais atrativos e sejam vendidos ou alugados mais rápido. A Designer de Interiores, especialista em Home Staging e uma das pioneiras neste segmento, em Belo Horizonte, Andréa Linhares, explica que esta técnica foi criada nos EUA pela corretora de imóveis Barb Schwarz, nos anos 70, mas o conceito ganhou reconhecimento durante a crise imobiliária que aconteceu em 2008. “Quando os demais corretores perceberam que esses imóveis eram vendidos mais rápido que os não preparados, o Home Staging se tornou um sucesso e tem se espalhado pelo mundo, principalmente nos continentes americano e europeu”.

Desafios

Linhares comenta que ao iniciar a busca por imóveis nos portais imobiliários, muitas vezes, os compradores se deparam com imagens de ambientes desorganizados, sujos e entulhados de móveis, fotos mal tiradas, desfocadas e escuras. “Esses imóveis ficam meses e até anos sem vender, pois transmitem sensações negativas e afastam os clientes”, completou.

O Home Staging chegou ao Brasil para reverter esta situação. Para Andréa Linhares, a imagem deve comunicar algo além de paredes, piso, mobiliário e outros “Ela deve transmitir que o imóvel tem uma energia boa, que está sendo bem cuidado, que existe afeto e amor naquele lugar. Este é o grande diferencial das imagens preparadas com esta técnica”.

Como funciona o Home Staging?

A especialista esclarece que no caso do proprietário residir no imóvel, são feitas algumas intervenções para valorizá-lo, de forma que o mesmo fique mais atrativo, organizado, espaçoso e iluminado. “Após esta preparação, o imóvel estará pronto para a sessão de fotos que irão para o site. Em muitos casos, uma simples organização faz uma grande diferença no visual”, acrescentou.

Quando os imóveis estão vazios, sem mobília, os ambientes são cinzas, frios e sem emoção, e parecem ser menores, fazendo com que os clientes tenham dúvidas se seus móveis irão caber nos ambientes. “Neste caso, usamos mobiliário cenográfico feito em papelão, com o qual criamos toda ambientação afetiva para que o cliente se veja morando naquele lugar. A ideia é dar uma noção de distribuição do mobiliário nos espaços e encantar os clientes no primeiro contato, através das fotos no site e na primeira visita ao imóvel. Este mobiliário tem um custo muito baixo, é uma ótima opção para pequenas construtoras e investidores”, concluiu.

Fonte: Andréa Linhares, Designer de Interiores, especialista em Home Staging e uma das pioneiras neste segmento, em Belo Horizonte. Possui experiência há mais de uma década no mercado imobiliário e ministra palestras sobre atendimento e Home Staging.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Reinaldinho anima fãs na gravação do "DVD Buteco Elétrico" que sela os seus 30 anos de carreira

Artigo Anterior

Festeja BH acontece neste sábado com transmissão ao vivo e um show de solidariedade

Relacionados