Gregório Duvivier leva a originalidade do homem de letras e grande leitor para o Clube de Leitura CCBB 2023

FOTO GREGÓRIO DUVIVIER – Mauro Pimentel 1


Livro a ser tema de conversa será escolhido pelo público dias 10 e 11 de agosto, em enquete no Instagram do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Celebrado por ser um comediante irreverente, ator do canal  Porta dos Fundos, roteirista premiado e apresentador do Greg News, Gregório Duvivier levará seu lado escritor, poeta, cronista, pensador para a edição de setembro do Clube de Leitura CCBB 2023. Antes, nos dias 10 e 11/08, o público vota no perfil do CCBB RJ (@ccbbrj) no Instagram a obra que será tema do encontro mensal, dia 13/09.

Os livros que estão na disputa são  Percatempos: tudo o que eu faço quando não sei o que fazerLigue os pontos: poemas de amor e Big Bang; e Crônicas para ler em qualquer lugar.  No primeiro, há influência de Millôr, Sempé, Steinberg e de sua avó Ivna, num livro com humor gráfico. Gregório Duvivier oferece ao leitor desenhos inéditos de nanquim e aquarela, que conciliam o lirismo, a irreverência e passeiam pelo repertório cultural do autor.

Em Ligue os pontos: poemas de amor e Big Bang, o foco está na importância de momentos, na teoria, insignificantes do cotidiano e apresenta flashes pungentes e irônicos da adolescência. Tem na geografia sentimental do Rio de Janeiro o pano de fundo e mostra que, para além da prosa humorística, o tratamento lúdico das palavras pode render poesia de qualidade, que rendeu a  Duvivier elogios de Millôr Fernandes, Paulo Henriques Britto e Ferreira Gullar.

Já Crônicas para ler em qualquer lugar traz dezenas de crônicas, algumas já publicadas em jornais. Outras, inéditas: Maria Ribeiro escreve um e-mail cheio de afeto para Caetano Veloso, celebra João Gilberto, sente o peso de uma separação; Gregório Duvivier se encanta com a paternidade, critica o mundo das redes sociais, bate papo com um pastor; E Xico Sá, fechando o trio de conversa, medita sobre as dores de uma demissão e abençoa a chegada da filha. Tem um pouco de tudo, ao começar em tom político, caminhar em direção à literatura, música, filhos, relações amorosas, separações, autodepreciação, envelhecimento e a morte. Essa conversa a três existe também na vida real, com o projeto “Você é o que lê”, em que Maria, Duvivier e Xico falam sobre tudo, mas sobretudo de literatura.

Segundo Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023 e mediadora dos encontros, o Clube vai apresentar sua literatura ao público porque, quando lançados, os livros de Gregório Duvivier são obnubilados por sua fascinante carreira como roteirista premiado, à frente das câmeras. “Desse ponto de vista, a participação dele vem jogar luz sobre seus escritos que trazem a marca da originalidade do homem de letras e do grande leitor que ele é”, diz Suzana Vargas, para quem vai ser uma belíssima oportunidade de as pessoas conhecerem mais profundamente essa grande personalidade da cultura brasileira contemporânea que ele é.

O encontro com Gregório Duvivier acontecerá no dia 13 de setembro, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2023 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e já contou, este ano, com as participações de Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.

&&&

Sobre o Clube de Leitura CCBB

Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento.

A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 250 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.

&&&

Sobre o convidado

Gregório Duvivier: é ator, humorista, escritor, roteirista e poeta brasileiro, formado em Letras na PUC-Rio (2008). Junto com os atores Marcelo Adnet, Fernando Caruso e Rafael Queiroga, formou o grupo que faria a peça Z.É. Zenas Emprovisadas (2003-14), permanecendo em cartaz pelo país por mais de dez anos.

Na internet, é um dos criadores do Porta dos Fundos – onde escreve e atua. Na televisão, participou de quinze séries e minisséries na televisão, e em várias foi o responsável também pelo roteiro.

Protagonizou diversos longas para cinema, como Apenas o Fim (2009) e Desculpe o Transtorno (2016). Atuou em filmes como A Vida Invisível (2019), vencedor do prêmio “Un Certain Regard” do Festival de Cannes.

Além de ator, o artista escreveu os livros A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora (2008), que foi elogiado por mestres como Millôr Fernandes e Ferreira Gullar, Ligue os pontos – Poemas de amor Big Bang (2014) e Put Some Farofa (2014). Atualmente, o artista apresenta o programa Greg News na HBO.

&&&

Sobre a mediadora

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews – 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

&&&

SOBRE O CCBB RJ – Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias e loja, e serviços com descontos exclusivos para clientes BB. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a  domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

&&&

SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2023 – Com Cida Pedrosa e Eliakin Rufino

13 de setembro de 2023

Às 17h30

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.

Imagens de divulgação:  https://1drv.ms/f/s!AlbY09-G5paug4hi1_ojQ2tLZzrvoA

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar

Contato: 21 3808-2020 | [email protected]

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Estudo mostra impacto de tiroteios na saúde de moradores de favelas 

Artigo Anterior
plano de saúde empresarial

Dicas imperdíveis para contratar um plano de saúde empresarial

Relacionados