CeasaMinas comemora 50 anos com solenidade



Há meio século cuidando da alimentação dos mineiros, anualmente o espaço comercializa mais de 2 milhões de toneladas de produtos

A CeasaMinas comemora 50 anos em 2024, e para celebrar este aniversário, está programada uma solenidade no dia 28 de fevereiro, às 10 horas, na central de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante o evento, será realizada a entrega da Comenda Cinquentenária Dr. Alysson Paolinelli. O presidente da CeasaMinas, Luciano Oliveira, destaca a alegria do espaço comemorar 50 anos e a importância que a CeasaMinas tem para o estado: “É uma alegria muito grande comemorar meio século. Sentimos mais alegria ainda, quando olhamos o impacto do nosso trabalho na mesa das famílias e a movimentação nos diversos setores econômicos do estado. É uma realização, pois prova que fizemos um bom trabalho nestes anos”, explica.

A História
A CeasaMinas está presente no jantar do restaurante, nas compras do supermercado ou no pedido de uma refeição pelo aplicativo. Criada em 1974, a princípio, o espaço tinha 20 pavilhões em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e atualmente, o local já conta com 43 pavilhões. Com o passar dos anos, a CeasaMinas foi se expandindo e hoje também está presente nas cidades de Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Barbacena e Caratinga.

Nestes 50 anos, o local movimenta a economia e exerce grande influência na nutrição dos mineiros, já que em toda Minas Gerais, a CeasaMinas gera mais de 20 mil empregos diretos e conta com cerca de 46 mil clientes diretos. No total, as centrais possuem quase 24 mil produtores rurais ativos e cadastrados.

Além disso, a CeasaMinas movimenta o Brasil com 2 mil municípios fornecedores e 880 cidades compradoras. No dia a dia, mais de 80 mil veículos trafegam em nossas unidades, levando e trazendo os itens que vão para a mesa dos mineiros. No total, mais de 12 milhões de pessoas são alimentadas pelos serviços que saem diretamente das centrais.

A CeasaMinas também possui um programa para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. O Prodal é um programa que tem como objetivo principal evitar o desperdício de alimentos. Esses produtos são selecionados, higienizados e distribuídos para mais de 180 instituições sociais cadastradas, beneficiando mais de 27 mil pessoas por semana.

O presidente da Ceasa Minas, Luciano Oliveira, também destaca o acordo que a estatal assinou com a ONU, a Organização das Nações Unidas, para o combate à insegurança alimentar no país, em setembro de 2023. “Nós assinamos com a FAO um acordo de cooperação com a ONU e com outras Ceasas do Brasil, que visa criar políticas que garantam que o país alimente o mundo, não deixando sequer um brasileiro passar fome. Temos esse compromisso, a partir do nosso trabalho aqui na CeasaMinas”, explica.

Embora o comércio de hortigranjeiros seja o destaque da CeasaMinas, o espaço é diverso, disponibilizando também itens como açúcar, óleo, arroz, feijão, bebidas, carnes, pescados, laticínios e temperos.

Somente em 2023, a CeasaMinas conseguiu comercializar 2.338.000 (dois milhões e trezentas e trinta e oito mil) toneladas de produtos, sendo que desse número, 1.919.000 (um milhão novecentos e dezenove mil) toneladas são de Contagem, na grande BH. Com isso, em 2023, o valor de comercialização na CeasaMinas foi de R$ 10.011.000.000 (dez bilhões e onze milhões de reais).

Serviço
Comemoração dos 50 anos da CeasaMinas
Data: 28 de fevereiro
Horário: às 10 horas
Local: CeasaMinas – Auditório do Minas Bolsa, Rodovia BR-040, km 688, Kennedy, Contagem, MG.

Confirmação de presença: a presença deve ser confirmada pelo telefone (31) 3399-2008 ou pelo e-mail: [email protected].

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

A importância de um café da manhã nutritivo

Artigo Anterior

Nimbos Bar inaugura “Tem chapa na chapa”, noite com chefs convidados e receitas exclusivas

Relacionados