Academia Mineira de Letras convida filha de JK para falar dos 45 anos do falecimento do pai



Palestra será transmitida no dia 2 de setembro, às 11h

Vida e obra de Juscelino Kubitscheck, antigo ocupante da cadeira de número 34 da AML, serão tema de palestra especial da Academia Mineira de Letras. Maria Estela Kubitschek Lopes, filha de JK, será entrevistada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares na sessão virtual sobre os “45 anos sem o acadêmico Juscelino Kubitschek”. O vídeo ficará disponível no YouTube da AML a partir do dia 2 de setembro, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria
Tavares, a arquiteta Maria Estela Kubitschek Lopes relembra a trajetória biográfica e
política do pai, o acadêmico Juscelino Kubitschek.

A filha de JK rememora os tempos de Juscelino no Palácio da Liberdade, sua
campanha para presidente e os seus anos no Palácio do Catete, com destaque para a
inauguração de Brasília, em 1960, e para a relação entre Juscelino, os artistas e os
intelectuais.

Maria Estela enfatiza a importância que o pai conferia à Educação, à Cultura, às
Artes e aos Livros e ainda relembra os momentos difíceis enfrentados pela família,
como a cassação dos direitos políticos de Juscelino, em 1964, sua prisão domiciliar no
Rio de Janeiro e a partida para o exílio na França. O falecimento de JK, em 1976,
também é comentado por Maria Estela.

Na entrevista, Maria Estela Kubitschek Lopes fala também sobre as mulheres
que influenciaram a sua formação, como as avós Júlia e Luisinha, as mães Sarah e
Judith e a irmã Márcia Kubitscheck. Também conta em detalhes como foi o seu
processo de adoção e como chegou a Belo Horizonte e ao convívio da família
Kubitscheck.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante:

Maria Estela Kubitschek Lopes atuou em diversas áreas durante a sua vida, com um foco especial nas áreas de filantropia, educação e cultura. A começar, pelo envolvimento no projeto inicial do Memorial JK, no qual atua como Fundadora e Membro do Conselho até hoje, atuou também como conselheira na ABBR, na Fundação Cesgranrio, na Light Serviços de Eletricidade.

Suas atividades profissionais também incluem sua participação como apoiadora e fundadora da ONG educacional Vagalume (vagalume.org.br), como assessora de arte na Associação dos Amigos do Teatro Municipal e por fim seu trabalho de muitos anos como voluntária e conselheira na Fundação Casa Santa Ignez. É graduada em arquitetura pela Faculdade Santa Úrsula e autora do livro Simples e Princesa.

SERVIÇO:

Palestras online “45 anos sem o acadêmico Juscelino Kubitscheck” – com Maria Estela Kubitscheck Lopes

 Data: a partir de 2 de setembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cervejaria Albanos recebe quatro medalhas na maior premiação cervejeira do mundo, a World Beer Awards 2021

Artigo Anterior

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultural e a Crivo Editorial apresentam o projeto Poesia InCrível

Relacionados