BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 BH SERÁ CAPITAL BRASILEIRA DA LITERATURA DE 13 A 22 DE MAIO

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Edição no BH Shopping deve receber 150 mil visitantes com ações formativas e culturais, apresentando 50 editoras com centenas de autores e milhares de livros em inédita parceria com entidades mineiras para curadoria de 11  eixos temáticos e estação vivencial que estimulem a leitura e fomentem as vendas de livros

A “Bienal Mineira do Livro” acontecerá de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, promovendo ações formativas e culturais para estudantes e professores. A expectativa da organização do maior evento literário em Minas Gerais é atrair 150 mil visitantes em uma inédita programação, reunindo mais de 50 editoras, dezenas de autores e milhares de livros. A iniciativa educacional do Grupo Asas apresentará, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, diversas atividades e a segmentação da programação por interesse em 11 eixos temáticos com  uma estação vivencial, envolvendo a participação de reconhecidas entidades: secretarias de educação (Estado e Belo Horizonte), Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, Fundação Dom Cabral, Academia Mineira de Letras, Instituto Pró-Livro, Instituto Fernando Sabino, Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais e SinepeMG, entre outras.

A proposta é um estímulo à leitura, especialmente entre as comunidades mais vulneráveis, fomentando a cadeia econômica mineira do livro.  A Bienal conta também com o apoio dos governos estadual e municipal  em uma política intensa para democratizar o acesso a atividades culturais e educacionais com a distribuição de mais de 89 mil ingressos para professores e estudantes da rede pública e 200 escolas da rede privada em Belo Horizonte.

Os dez dias dessa programação com o tema “O Reencontro é Real” colocam o estado no circuito nacional cultural e do incremento da aprendizagem ao transformar Belo Horizonte na capital brasileira da literatura com oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a  geração de novos negócios.

O diretor presidente do Grupo Asas, Marcus Ferreira, explica que é uma das principais iniciativas literárias brasileiras com autores representativos, presentes no espaço de 15.000 m2 do BH Shopping. “A retomada presencial da Bienal Mineira do Livro tem uma programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, realizando atividades e atrações para leitores de diversas faixas etárias, incluindo educandos e educadores. Queremos contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica, do conhecimento de fundo e do repertório cultural de cada leitor, conquistando  mais leitores”, afirma.

Segundo a presidente da Câmara Mineira do Livro e Editora da Uni Duni e Unicult Editora, Gláucia Gonçalves, as ações estabelecidas propiciam acessibilidade aos leitores em geral com grandes personalidades literárias mundiais e profissionais do mercado editorial. “A leitura é uma atividade dinâmica para despertar prazer e acontecer com autonomia. Convidamos o público a descobrir paixões e conhecimentos, considerando que os visitantes podem ser conquistados pela bibliodiversidade dos mais variados temas, histórias, biografias e ficções, quadrinhos, guias, literatura,  didáticos e em tantas outras categorias e gêneros”, destaca.

A superintendente do BH Shopping, Lívia Paolucci, acredita que sediar a Bienal Mineira de Livro é de grande importância. “A parceria estimula a cultura e propicia aos nossos clientes um programa diferente, incentivando a leitura e o acesso à produção de autores brasileiros e internacionais. Procuramos sempre apresentar eventos culturais no mall e apoiar cada vez mais essas ações”, conta.

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das melhores escolas de negócios do mundo – de acordo com o Ranking de Educação Executiva do jornal britânico Financial Times, será curadora do eixo “Espaço Negócios”. O diretor de Marketing e Comunicação, Daniel Aguado, afirma que estimular o aprendizado das questões  envolvendo a gestão, possibilita promover a construção de negócios sustentáveis e longevos, sendo uma oportunidade para contribuir com o ecossistema editorial de Minas Gerais e do Brasil.

As atividades abrem espaço para o contato direto com os escritores e ainda permitem múltiplas vivências e debates para o desenvolvimento do setor. As ações geram troca de informações,  ampliação da rede de contatos entre editores, distribuidores, livreiros, autores e os diversos agentes culturais e educacionais envolvidos, promovendo, ainda, valiosas oportunidades para negócios.

DIFERENCIAIS

A programação apresentará dezenas de atividades culturais e educacionais para formação de leitores e intensificação do hábito da leitura. Um dos diferenciais desta  edição está na inovação com a setorização da programação por tendências em encontros literários e a participação de grandes entidades mineiras e brasileiras, responsáveis pela curadoria de 11 eixos temáticos essenciais, proporcionando um melhor atendimento para todas as faixas etárias:

  1. Espaço Negócios – Curadoria: Fundação Dom Cabral –  promoção de atividades para formação, atualização e enriquecimento da prática empresarial entre gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores.
  2. Mais Idade, Mais Livros – Curadoria: Rede Longevidade  –  encontro do público 60+ e as personalidades de obras focadas em temas para discussões, envolvendo o envelhecimento dos brasileiros e as urgentes adaptações/alterações para ambientes físicos, mercado de consumo, serviços, costumes, relações sociais e culturais.
  3. Café Literário – Curadoria: Academia Mineira de Letras com a participação especial de Rogério Faria Tavares  –   palestras e rodas de conversas com autores. Encontros entre o público adulto e escritores  para discussões sobre temas variados da literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais.
  4. Conexão Livro – Curadoria: Grupo Asas   – contato com temas variados e apresentadores das mais diversas atividades para a materialização da bibliodiversidade no setor livreiro e atendimento. As atividades envolverão conversas, apresentações e vivências para o leitor encontrar autores e personalidades, discutindo temas, como a empatia, humanidades, meio-ambiente, políticas públicas, equidades, esportes em geral, acessibilidade, diversidade, conhecimento de fundo e repertório cultural.
  5. Espaço Eu Criança – Curadoria: Câmara Mineira do Livro  – ações culturais e educacionais para visitantes de 0 a 6 anos e os acompanhantes com autores e contadores de histórias. As interações abordam obras literárias disponíveis na iniciativa, valorizando o livro como disseminador de histórias infantis e infanto-juvenis.
  6. Biblioteca Viva – Curadoria: Instituto Pró-Livro – atividades de formação e atualização para bibliotecários e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura. Os participantes terão acesso a pesquisas, comprovando a eficiência da leitura no incremento da aprendizagem de crianças e jovens, assim como as melhores práticas para equilibrar acervo, espaço físico, gestão e mediação.
  7. Encontro Educação – Curadoria: Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepeMG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte –  atividades formativas e de atualização para educadores, coordenadores pedagógicos e profissionais, focadas em ações de transformação social pela leitura, ampliação do repertório cultural e do estímulo à educação com propósito, apresentando educadores e mediadores de leitura com  casos de sucesso para incentivar a leitura.
  8. Palavras Com Tempero –  Curadoria: Instituto Fernando Sabino – espaço de entretenimento para famílias, ligado à poesia, ao audiovisual e à música.
  9. Prosa e Cantoria – espaço para valorização de causos com a música popular mineira durante uma boa prosa, abordando algumas das maiores riquezas culturais estaduais: conversa, causos e música.
  10. Turismo em Minas, Conquiste Histórias – apresentação de guias e livros sobre os atrativos turísticos culturais mineiros e os principais ativos: roteiros, conjuntos receptivos, rede de hospitalidade etc.
  11. Estação Vivencial Leitura Inclusiva – Curadoria: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – espaço para partilha de experiências, saberes e materiais pedagógicos, como oportunidade de leitura para pessoas com necessidades especiais.

INGRESSOS GRATUITOS

A Bienal 2022 já distribuiu mais de 89 mil ingressos gratuitos para educadores e educandos  mineiros. A distribuição é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com  20 mil ingressos para os professores e 40 mil para os alunos.  Outra parceria foi fechada com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte para distribuir  2 mil ingressos aos estudantes da rede e mais 2.100 aos educadores. A iniciativa ainda conta com o apoio da rede privada estadual, através do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepeMG), com dois mil ingressos para gestores de 200 escolas particulares na capital e 10 mil ingressos para educadores, com 50% de desconto.

GRUPO ASAS

O Grupo Asas surgiu em 2 de abril de 1986  para contribuir com o enriquecimento da educação e cultura no Brasil, sendo o primeiro passo para a criação de outras cinco empresas. Nos últimos cinco anos, o Grupo Asas foi reconhecido internacionalmente por duas iniciativas: Túnel da Ciência – Sociedade Max Planck (em parceria com o governo da Alemanha) e projeto Conhecer Para Cuidar com o lançamento de uma coleção de livros. Ao longo desses mais de 30 anos, promoveu 40 projetos com a participação de mais de 2 milhões de crianças, jovens e adultos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

Bienal Mineira do Livro 2022

Tema: “O Reencontro é Real”

Data: 13 a 22 de maio de 2022

Ingresso – R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) – Os ingressos já podem ser adquiridos pela compra on-line no link https://bienalmineiradolivro.com.br/compre-seu-ingresso/

Local: BH Shopping, Estacionamento Piso Ouro Preto – BR 356, nº 3.049 – Bairro Belvedere

Programação: www.bienalmineiradolivro.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

PERISCÓPIO LANÇA LIVRO ESPECIAL SOBRE 5 ANOS DE GALERIA EM BH

Artigo Anterior

Desodorante Colônia ou Eau de Parfum? Aprenda quais são os diferentes tipos de fragrância e a melhor forma de usá-las

Relacionados