Investsmart Day 2019: 3 lições do evento para o investidor brasileiro



Henrique Bredda – Cofundador da Gestora Alaska Asset Management – (Foto de Bruna Doti)

 

No dia 19 de setembro, os maiores especialistas do Brasil em investimentos se reuniram em Belo Horizonte, no Renaissance Work Center, para o InvestSmart Day 2019. O atual cenário econômico e político brasileiro, as melhores oportunidades de investimento em bolsa de valores e a transformação da indústria de previdência privada foram alguns dos temas em discussão.

Veja abaixo três importantes reflexões propostas pelo evento.

Incertezas no cenário político nacional e internacional

No painel político, o economista sênior da XP Investimentos, Marcos Ross, abordou as perspectivas, riscos e oportunidades do atual cenário brasileiro. Ele projeta um quadro de baixo crescimento da economia – 0,9% em 2019 e 2,1% em 2020 – e riscos inflacionários também baixos. Diante dessa situação, a retomada do nível de investimentos tende a ser lenta. No que diz respeito ao cenário externo, a situação tende a permanecer incerta, assim como a tramitação das reformas econômicas defendidas pelo governo federal.

O painel também contou com a participação da economista-chefe da ARX Investimentos, Solange Srour. Em sua apresentação, chamou a atenção para a gradual desaceleração das principais economias do mundo em 2019 e 2020, o que provoca um efeito incerteza, que é parcialmente compensado por maiores estímulos monetários e fiscais. “Além disso, tensões geopolíticas e comerciais entre China e Estados Unidos também impactam o crescimento da economia global”, comentou.

Previdência em crise

Em sua palestra, o diretor regional da Icatu Seguros, Sérgio Prates, chamou a atenção para o desequilíbrio previdenciário que existe no Brasil atual. Para isso, comparou a taxa de fecundidade da população em 1960 e 2012. Nesse período, o índice caiu de 6,3 para 1,7. “Pela primeira vez, agora há mais pessoas no mundo com mais de 65 anos do que com menos de 5 anos”, comentou.

Esse cenário faz com que o volume de contribuições não acompanhe o aumento do número de aposentados, colocando a previdência social em crise. Apesar disso, apenas 13% da população possui um plano de previdência complementar, o que garante um amplo mercado potencial para a Icatu, que atualmente está entre as maiores empresas do ramo no Brasil.

Oscilações na bolsa

Henrique Bredda, que é cofundador da Gestora Alaska Asset Management, um dos fundos de maior rentabilidade do mercado financeiro do Brasil, também palestrou no evento. Em sua apresentação, abordou as oscilações do índice S&P 500, composto por 500 ativos cotados nas bolsas de Nova York e NASDAQ, de acordo com acontecimentos políticos no Brasil em 2018. “Por mais que o medo e o otimismo impactem os preços todos os dias, o que importa de fato para uma empresa e o acionista são os lucros, dividendos e geração de caixa”, comentou Bredda.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Síndrome Alcoólica Fetal: quais são os efeitos do álcool e os impactos sobre o desenvolvimento da criança

Artigo Anterior

O Boticário inaugura em BH novo modelo de loja

Relacionados