Cresça sem perder a essência



Especialista dá dicas de como prosperar nos negócios e explica a importância da educação financeira

 

Não é novidade que a gestão financeira e comercial podem trazer dúvidas para muitos empresários, principalmente, no que diz respeito como organizar o fluxo de caixa e aumentar as vendas.. “Vivemos  em um mundo capitalista, com um sistema econômico que tem o lucro e a acumulação de riquezas como questões intensamente valorizadas. Ser organizado financeiramente, seja o cliente em potencial PF ou PJ deveria ser uma obrigação, mas como não é, destaca-se a importância da educação financeira para se manter e prosperar”, revela o consultor financeiro Silvio Azevedo.

Para Sílvio, todo problema tem solução, basta ter ajuda certa para resolver. “São mais de 13 anos de experiência nas maiores instituições financeiras do país e do mundo. Isso me permite  afirmar que não há problema que ele não seja capaz de resolver”, garante. O ideal é aproveitar cada oportunidade além de aprender com os erros. “Eu, como consultor financeiro, procuro proporcionar às pessoas uma vida cheia de oportunidades de crescimento, sem deixar de lado fatores como a estabilidade e segurança”, acrescenta.

Endividamento 

De acordo com o Serasa Experian, 92,4% dos que tiveram contas negativadas foram médias e pequenas empresas. Outra pesquisa, que foi realizada pelo Sebrae, mostra que 79% dessas empresas ainda sofrem com os prejuízos causados pelo isolamento social. E 80% destes negócios seguem abertos, mas 43% deles ainda vendem menos do que vendiam antes do início da pandemia.

No que tange o universo de pessoas físicas, quase 70,7% das famílias com renda até 10 salários mínimos estão endividadas, e 28,1% neste grupo estão inadimplentes. Quando avaliamos as famílias com renda superior a 10 salários, temos os dados de 65,5% endividadas, e 11,9% inadimplentes. Este dado é tão alarmante que hoje no Brasil temos próximo de 62 milhões de brasileiros inadimplentes segundo o SERASA.

A incerteza econômica mudou muitos hábitos administrativos nas médias e pequenas empresas, e em boa parte dos lares brasileiros. “ As pessoas físicas e jurídicas passaram a ter mais atenção ao controle de gastos, reduziram o quadro de pessoal, encolheram as atividades e renegociaram as dívidas”, acrescenta Silvio.

Com isso, empreendedores estão mais atentos ao cenário nacional para conseguirem alterar o planejamento a cada fato novo da economia: “Eles são forçados a reorganizar as suas contas, prorrogando o endividamento de curto prazo, cortando investimentos desnecessários e evitando possíveis riscos”, justifica.

Como funciona?

A consultoria é baseada em 3 etapas principais: Entrevista, diagnóstico e educação financeira. “Primeiro buscamos conhecer os aspectos qualitativos e quantitativos do cliente, avaliamos seu perfil e buscamos as potencialidades e fraquezas. Depois, apresentamos o diagnóstico financeiro quantitativo, com dados concretos, que ampliam a visão atual do cliente e ilustram, de forma clara, o cenário e as possibilidades e os analisamos. Por fim, definimos metas, juntamos despesas e dívidas, se houverem, e definimos o melhor plano para atender todas expectativas do cliente”, esclarece o consultor.

Além da consultoria, Silvio Azevedo também realiza palestras. Com passagem nas maiores instituições financeiras do país e do mundo (Banco do Brasil, Bradesco e Prudential), Silvio é Administrador de Empresas pela PUC-MG, com MBA em Vendas e Alta Performance pela PUC-RS. Foi fundador da AZV Seguros e gestor de empresas de destaque como PickMeApp e Cria de Minas. Além de ser membro do Million Dollar Round Table, Silvio presta consultorias comerciais para grandes Bancos e seguradoras.

Fonte: Silvio Azevedo- Especialista no segmento de alta renda e clínicas médicas com alta performance, como  Consultor e Educador financeiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Covid: Brasil registra mais de 2,9 municípios sem óbitos em 24 horas

Artigo Anterior

MARCO ZERO DA CIDADE GANHA PRAÇA MEMORIAL

Relacionados