Redes sociais: recrutadores analisam redes antes de contratação



Foto: Ativa Foto e Vídeo

Especialista explica que profissionais estão de olho no Facebook e Instagram

Nem só de LinkedIn vivem os profissionais de RH. Os recrutadores também estão de olho em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. É o que explica a consultora de carreira Janaína Fidelis. De acordo com a especialista que atuou por mais de 15 anos em RH, os profissionais de recrutamento e seleção estão investigando as mídias sociais para “ter uma ideia mais precisa sobre quem você é”.

“O LinkedIn já deixou de ser a única fonte consultada por recrutadores e empresas ao analisar o perfil de potenciais candidatos a uma vaga. A rede social profissional apresenta informações sobre qualificações, experiências e formação. Mas, nas outras redes sociais que recrutadores e empresas pesquisam sobre preferências, padrões de comportamento e valores dos candidatos”, diz.

Janaína reforça que tudo que se posta nas mídias sociais, forma uma imagem para o mercado de quem nós somos. O ideal é usar as redes a favor e criar uma marca pessoal de maneira adequada.

Confira algumas dicas:

  • Seja coerente: transmita a mesma mensagem em todos os canais. Não adianta você fazer uma postagem sobre respeito no LinkedIn e responder de forma desrespeitosa a uma comentário feito em seu perfil no Instragram;
  • Atenção ao que posta: nas redes não é possível separar o que é pessoal do profissional. Tudo que você posta diz respeito a você.
  • Poste conteúdos que possam identificar uma sinergia com os valores que você pratica e acredita. Isto aumentará suas chances de ser encontrado por uma empresa que tenha maior aderência ao que você busca.
  • Você não precisa deixar de omitir sua opinião sobre temas considerados críticos, mas atenção a como faz isto. Lembre-se que seus posts revelam o que você pensa e como se comporta.
  • Cuidado para, em uma situação pontual, não usar palavras que não fazem parte do seu vocabulário. Esta pode ser justamente a postagem vista pelo recrutador.
  • Não crie nas redes sociais uma imagem de quem você não é e seja transparente no momento de uma entrevista. Não adianta você dizer que não fuma em uma entrevista de emprego e postar em uma rede social uma foto com um cigarro na mão.
  • Atenção ao que escreve. Como você se comunica, as palavras que usa, como responde a um comentário podem expressar como você se relaciona.
  • Quem você segue pode demonstrar suas preferências. Portanto, cuidado ao seguir perfis que não estão alinhados ao que você pensa e quer demonstrar.
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Laudo da Polícia Civil aponta que cerveja adulterada causou doença misteriosa em BH

Artigo Anterior

Esquadra abre 200 vagas para vigilantes de grandes eventos

Relacionados