Redes sociais: recrutadores analisam redes antes de contratação

0
859

Foto: Ativa Foto e Vídeo

Especialista explica que profissionais estão de olho no Facebook e Instagram

Nem só de LinkedIn vivem os profissionais de RH. Os recrutadores também estão de olho em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. É o que explica a consultora de carreira Janaína Fidelis. De acordo com a especialista que atuou por mais de 15 anos em RH, os profissionais de recrutamento e seleção estão investigando as mídias sociais para “ter uma ideia mais precisa sobre quem você é”.

“O LinkedIn já deixou de ser a única fonte consultada por recrutadores e empresas ao analisar o perfil de potenciais candidatos a uma vaga. A rede social profissional apresenta informações sobre qualificações, experiências e formação. Mas, nas outras redes sociais que recrutadores e empresas pesquisam sobre preferências, padrões de comportamento e valores dos candidatos”, diz.

Janaína reforça que tudo que se posta nas mídias sociais, forma uma imagem para o mercado de quem nós somos. O ideal é usar as redes a favor e criar uma marca pessoal de maneira adequada.

Confira algumas dicas:

  • Seja coerente: transmita a mesma mensagem em todos os canais. Não adianta você fazer uma postagem sobre respeito no LinkedIn e responder de forma desrespeitosa a uma comentário feito em seu perfil no Instragram;
  • Atenção ao que posta: nas redes não é possível separar o que é pessoal do profissional. Tudo que você posta diz respeito a você.
  • Poste conteúdos que possam identificar uma sinergia com os valores que você pratica e acredita. Isto aumentará suas chances de ser encontrado por uma empresa que tenha maior aderência ao que você busca.
  • Você não precisa deixar de omitir sua opinião sobre temas considerados críticos, mas atenção a como faz isto. Lembre-se que seus posts revelam o que você pensa e como se comporta.
  • Cuidado para, em uma situação pontual, não usar palavras que não fazem parte do seu vocabulário. Esta pode ser justamente a postagem vista pelo recrutador.
  • Não crie nas redes sociais uma imagem de quem você não é e seja transparente no momento de uma entrevista. Não adianta você dizer que não fuma em uma entrevista de emprego e postar em uma rede social uma foto com um cigarro na mão.
  • Atenção ao que escreve. Como você se comunica, as palavras que usa, como responde a um comentário podem expressar como você se relaciona.
  • Quem você segue pode demonstrar suas preferências. Portanto, cuidado ao seguir perfis que não estão alinhados ao que você pensa e quer demonstrar.
Artigo anteriorLaudo da Polícia Civil aponta que cerveja adulterada causou doença misteriosa em BH
Próximo artigoEsquadra abre 200 vagas para vigilantes de grandes eventos
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 Diretor do 'Grupo Conteúdo' - Agência de Notícias | Publicidade & Marketing Digital. Siga o Instagram e leia outras matérias e artigos:@felipe_jesusjornalista. ______________________________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade UNIP/SP), Bacharel em Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui