Empresas conquistam resultados positivos com investimentos na promoção da diversidade e inclusão



A diretora de Recursos Humanos da Vitallis – Cibele Esteves – Credito: Divulgação.

Organizações que investem na diversidade atraem os melhores talentos, promovem maior inovação e melhoram desempenho financeiro, aponta pesquisa da PwC; operadora de planos de saúde Vitallis intensificou programa de inclusão e observou melhorias significativas em todas as áreas

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e auditoria PwC aponta que 76% das organizações afirmam que os investimentos em diversidade e inclusão se tornaram prioridade. Realizado em 40 países, inclusive no Brasil, o estudo revela que as empresas que investem nesse segmento atraem os melhores talentos, promovem maior inovação e melhoram o desempenho financeiro. Neste mês, foi celebrado o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), que, além conscientizar sobre a importância da inclusão, fortalece as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e promove uma reflexão para a construção de novos caminhos sobre a valorização desses profissionais no mercado de trabalho.

Na Vitallis, operadora de planos de saúde pertencente ao Grupo Keralty, a inclusão de PCDs faz parte de um valor básico da empresa: a valorização dos colaboradores. “Nós sempre prezamos pela diversidade no nosso time; por isso, nossas vagas estão abertas para todos, sem distinção de gênero, cor ou algum tipo de deficiência”, afirma Cibele Esteves, diretora de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Vitallis.  “Nosso objetivo é tornar a convivência mais enriquecedora, além de promover a inovação e trabalhar o respeito em todas as frentes”, complementa.

O foco em ter equipes diversas não termina na contratação; ele faz parte da cultura interna da Vitallis. Buscando intensificar a inclusão, a operadora realiza, desde 2016, o programa “Incluir para Evoluir”, que oferece treinamentos e sensibiliza os colaboradores quanto ao tema, levando o assunto da diversidade para o dia a dia e tirando dúvidas comuns. Divididos em módulos, os treinamentos são abertos a colaboradores de diversas áreas e unidades da empresa. “Promovemos debate de temas, como autoconhecimento, diversidade, inclusão, respeito e desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto foi criado para conceituar a diversidade e iniciar um processo de mudança de percepção entre os colaboradores sobre a importância de as diferenças individuais serem sempre respeitadas”, conta a diretora.

A Vitallis promove também ações internas de comunicação e conscientização que impactam todos os colaboradores. “Todo esse esforço na valorização e bem-estar dos profissionais faz com que nosso capital humano se sinta acolhido”, explica Cibele. Uma pesquisa de comportamento realizada pela AON na empresa mostrou que 82% dos colaboradores avaliaram positivamente o ambiente estruturado para a diversidade e inclusão. “Procuramos criar uma cultura inclusiva, que reconhece a colaboração e estimula a diversidade e a abertura ao novo. Com isso, nossos colegas se sentem seguros ao perceber que diferenças são respeitadas dentro da organização. Somente no ano passado, foram cerca de 110 profissionais atingidos positivamente pelo ‘Incluir para Evoluir’; sem contar lideranças e demais profissionais, que chegamos a atingir 100% por meio das ações internas”, afirma a diretora.

Sobre a Vitallis

A Vitallis é uma operadora de planos de saúde de origem mineira, presente no mercado desde 1996, dedicada à prestação de serviços de saúde em que a pessoa é o centro das atenções. Possui cerca de 360 mil clientes, 5 mil empresas prestadoras de serviços e profissionais de saúde. Atualmente, está em mais de 600 cidades no Brasil.24

Em 2014, a Vitallis foi incorporada pelo grupo internacional Keralty. Com isso, a Vitallis passou a implementar o modelo diferenciado de saúde baseado em três eixos: sanitário, comunitário e social. O Grupo tem presença em sete países, com infraestrutura clínica, hospitalar e forte atuação social. Com mais de 40 anos de atuação, atende cerca de 4 milhões de clientes com 10 mil médicos, 78 centros médicos e nove hospitais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Artigo Anterior

95% sentiram aumento no preço de compras ou contas nas últimas semanas

Relacionados