3D Fila comemora aniversário com excelentes resultados

Henrique Sanábio Vilela e Wesley Meireles da Silveira.


A 3D Fila Indústria, estrategicamente localizada próximo à UFMG, é referência em produção científica e tecnológica, engenharia de materiais e Nanotecnologia desenvolvida com tecnologia nacional de ponta. A localização estratégica permite um fácil escoamento de mercadorias pelo anel rodoviário. Hoje a empresa atende os mercados nacional e nos EUA, mas, a próxima meta é o mercado europeu.

“Estamos comemorando a parceria saudável de mais de 8 anos entre os sócios, todo impacto positivo em negócios e social que conseguimos proporcionar por esta jornada”, comenta Wesley, sócio da 3D.

A empresa que completa 8 anos este mês, está em plena expansão e para 2022 pretendem dobrar de tamanho.“Este é um mercado que ainda é embrionário e pouco conhecido, porém com grande potencial de crescimento, que cresce pelo menos 30% ao ano”, explica Wesley.

A 3D conta com mais de 50 colaboradores e parceiros trabalhando e gera mais de R$ 100 milhões por ano em produtos, empregos e serviços, impactando indústrias no Brasil e Estados Unidos.

E para completar a 3D ainda faz um trabalho social bem importante que se refere ao treinamento de funcionários para se adequarem às novas tecnologias. Para isso são feitas parcerias com ONGs e fundações como e-nable Brasil e COINTER, maiores e melhores youtubers do Brasil sobre impressoras 3d como Moltech, BrMakers, 3D Print Academy, 3DGeekShow, Wilson3D.

Sobre a 3D Fila

A empresa, dos sócios Henrique Sanábio Vilela, Lo-Ammi Severino da Silveira e Wesley Meireles da Silveira, desenvolveu tecnologia própria na criação de mais de 14 tipos de filamentos 3D, sendo que hoje a empresa tem linhas como a ABS Premium, PLA, PETG, Flexível , ASA, Tritan, TPU, HIPS, Condutivo, e entre outros, para todo tipo de aplicação. Outro diferencial é a paleta de cores, com mais de 50 tonalidades diferentes, maior variedade do mercado. E com confiabilidade na matiz. Os produtos são desenvolvidos para impressoras FDM, SLA, DLP e LCD dos maiores e melhores fabricantes mundiais. A capacidade da empresa de produção é de 35 mil kg por mês.

A 3D Fila celebrou e setembro, oito anos e surgiu da necessidade do aprimoramento dos filamentos. Esse tipo de material era importado e muitos não tinham qualidade adequada e não atendiam aos projetos. Também era comum que os filamentos defeituosos parassem a impressão 3D ou danificassem os equipamentos. Não eram confiáveis.

Com uma máquina rústica, criada pelos seus sócios que são engenheiros, a 3D Fila começou em uma garagem em 2013. Eram 3 quilos de filamento produzidos por dia. Mas a demanda do mercado cresceu e no ano seguinte, a empresa esteve em uma feira, primeira feira de impressão 3D do Brasil, de impressão 3D que mudou o rumo da empresa. Foi preciso alugar um galpão, o primeiro tinha 400 metros quadrados, e começaram a desenvolver máquinas mais potentes, tudo para atender uma demanda crescente. De lá pra cá, foram em média 100% de crescimento no faturamento da empresa por ano e hoje a empresa possui 19 funcionários e sete máquinas de porte industrial e fabricação própria que fabricam os filamentos.

São mais de 25 mil clientes que adquirem os filamentos para desenhar e projetar peças. Muitas são utilizadas em buffets que criam objetos de decoração e moldes utilizados em confeitarias, equipamentos para áreas médicas e de saúde, artesãos, brinquedos, reposição de peças já fora de fabricação, indústria automotiva, cenografia, entre uma gama imensa, quase infinita de aplicações. Através do e-commerce, a 3D Fila já envia produtos para os 26 estados dopaís mais o Distrito Federal. Há também uma 3D Fila nos EUA, que comercializa os filamentos B2B e B2C, além de marketplace como Amazon.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cinco blocos são arrematados na 17ª Rodada de Licitações da ANP

Artigo Anterior

Aline Calixto lança “Pontinhos de Amor”, seu 1º projeto infantil

Relacionados