Conheça a história das criptomoedas no mundo



Quem nunca ouviu falar de Bitcoin, Ethereum, Dogecoin? Quem nunca viu esses nomes ainda, talvez não conheça a história das criptomoedas no mundo e a projeção que elas têm para o futuro.

Por isso, criamos este artigo para desmistificar esses termos que estão muito presentes no mercado financeiro atualmente: blockchain e bitcoin, por exemplo.

O crescimento das criptomoedas começou na última década, mas, de 2020 para frente foi que esse mercado explodiu em popularidade e, hoje, cada vez mais pessoas se perguntam sobre esse dinheiro que promete substituir as moedas físicas e reais.

Os investidores não acreditaram muito no potencial do Bitcoin quando ele surgiu há alguns anos, mas, as pessoas que adquiriram algumas moedas e venderam agora que o mercado está mais abrangente nesses assuntos, estão muito ricas.

Conheça a história das criptomoedas no mundo financeiro

Inicialmente, vamos ressaltar que não existe um único criador responsável pela criação desse mercado inteiro de cripto ativos.

Porém, existe uma pessoa que começou essa movimentação e essa figura chama-se Satoshi Nakamoto, cuja personalidade ninguém sabe qual é muito bem.

Pelo nome, poderia ser alguém que viva no lado oriental do planeta, mas não se sabe muito sobre esse que é considerado o criador do Bitcoin, primeira criptomoeda mundial e a que mais conduz o mercado de cripto ativos atualmente.

Pois é, esse nome está por trás da criação do documento que começou o Bitcoin e essa pessoa, dizem, foi o primeiro minerador dessa moeda e afirmam que hoje, tem em sua posse, 1 milhão de Bitcoins.

Satoshi se mantém anônimo até hoje e ninguém o conhece  muito bem, seja para sua segurança, seja por questões éticas.

Segundo o documento que originou o BTC, a ideia era que essa criptomoeda fosse descentralizada, sem ter nenhum controle de banco do governo e que não dependesse de alguma instituição, para que não sofresse as regulamentações governamentais dos países.

Algumas plataformas especializadas em educação financeira, como a Financial Move, oferecem informações para que você conheça a história das criptomoedas no mundo e a relação que elas têm com outro termo chamado blockchain.

O que é blockchain?

Resumindo, blockchain é um banco digital de dados especializado na entrada e saída de blocos. Como assim?

Os blocos de dados passam por criptografias e estão todos interligados para manter a integridade dessas informações presentes neles.

Portanto é impossível que alguém externo troque um bloco (block) no banco inteiro, pois, uma vez que esses dados são guardados ali, ele fica travado para que ninguém altere.

Isso está totalmente interligado à criação desse sistema de cripto ativos, afinal, para que alguém tente mudar qualquer dado, eles deverão mudar todos os outros que estão intrinsecamente ligados a este.

Para que esse sistema seja possível, o blockchain (banco de dados) deve ser espalhado por uma rede mundial de computadores que fazem a validação e o cuidado dessas informações.

Desse modo, mesmo que um hacker tenha acesso aos dados de uma máquina, não conseguirá, de forma alguma, ter acesso a todos os computadores que estão interligados nesse sistema. Ou seja, impossível de rastrear, não é mesmo?

Mas, e quanto às criptomoedas?

Agora, conheça a história das criptomoedas no mundo, afinal, foi pensando nisso que criamos este artigo.

A criptomoeda, como já dissemos, é uma moeda digital que foi criada para servir como troca financeira, assim como fazemos com o dinheiro comum.

Mas, ela é armazenada em um sistema de computadores que estão distribuídos por todo o mundo através da internet (mineradores).

Alocadas em um banco de dados (blockchain), suas transações com criptomoedas são muito seguras e imunes a ataques cibernéticos, já que esse sistema é impossível para que um hacker tenha acesso.

Além disso, essas moedas não recebem controle de nenhum banco e nem do governo, pois ela deve ser minerada e esse tipo de sistema segue regras dentro do sistema de mineração.

Os mineradores são as pessoas que guardam o sistema de ataques e influências do governo, já que, quando validam alguma transação, recebem, em troca, o pagamento de cripto ativos que estão protegendo.

O início de tudo

Caso você não conheça a história das criptomoedas no mundo, saiba que o início de tudo se deu em 1983. Faz tempo, não é mesmo? Então por que nunca se ouviu falar disso antes?

Em 1983, um homem chamado David Chaum criou uma moeda digital sem nome e criptografada que levava o nome de ecash.

Doze anos depois, em 1995, esse criador oficializou a Digicash, a primeira forma de criptomoeda que poderia ter controle e ser enviada para outros por meio de um sistema que garantiria que as pessoas continuassem anônimas nessas transações.

Depois disso, foram criados outros sistemas que levaram à criação da criptomoeda mais famosa nos dias de hoje, em 2009: o Bitcoin.

Talvez você não conheça a história das criptomoedas no mundo e tudo que isso envolve, por isso, seria interessante aprender mais sobre isso em sites especializados, pois o futuro está tão ligado a esses cripto ativos que parece que eles sempre existiram.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Bolsonaro sanciona alterações na Lei de Improbidade Administrativa

Artigo Anterior

Caminhos da Reportagem vence 3º Prêmio NHR Brasil de Jornalismo

Relacionados