Especialista dá dicas para quem quer investir em um novo negócio

Empreendedor
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Quem nunca fez planos para o ano novo? Com o fim da temporada de festas é hora de colocar em prática novos sonhos e projetos. Empreender ou abrir uma empresa é um dos objetivos mais comuns que estão associados à liberdade financeira. Dados do Ministério da Economia apontam que 2021 chegou ao fim com quase 19 milhões de empresas ativas no Brasil. A falta de empregos e legislação trabalhista burocrática são alguns dos motivos pelos quais muitos brasileiros preferem empreender em seus próprios negócios em busca de melhores condições financeiras e um futuro mais promissor.

Embora o número de empresas ativas seja impressionante, o número de empresas que não dão certo também é grande e preocupante. Antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia desde 2020, até 2018 mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade, constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo. De 2020 para 2021, no primeiro ano da pandemia, 716 mil empresas fecharam e observa-se que as razões mais comuns que resultam na quebra de um negócio consistem na falta de capital ou financiamento, equipe inadequada, infraestrutura ou modelo de negócios defeituosos, bem como, iniciativas de marketing mal sucedidas. Um bom resumo seria a falta de preparo para gerenciar um negócio com sucesso.

Se você pensa em empreender em 2022 ou já está empreendendo e precisa repensar a forma como tem administrado seu negócio, nós consultamos o especialista Jonathas Freitas para listar cinco dicas fundamentais para te ajudar a ter um negócio bem sucedido neste ano. Jonathas é co-fundador da ManyContent, BlitzPay, TouroClass e foi listado pelo Jornal de Brasília como uma das 18 pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil na categoria empreendedorismo por mais de 40 startups de sucesso lançadas e financiadas por ele. Veja cinco dicas que vão te ajudar a empreender com sucesso:

  1.  Empreender é pensar a longo prazo:

‘’Toda mentalidade imediatista sabota o futuro mais brilhante do seu melhor negócio’’.

Construir uma empresa que gere resultado, leva tempo, pois nada é construído do dia para noite. Para você ter uma empresa madura, é necessário muito tempo investido em descobrir as melhores estratégias de crescimento, melhorar o produto constantemente e estar sempre prestando atenção no feedback dos seus clientes para melhorar cada vez mais a experiência da sua entrega.

  1. Seja um Empreendedor multi-tarefas:

Quando você aprende como funciona a estrutura de uma empresa de sucesso, as chances do seu negócio dar certo são bem maiores. Isso porque agora, o empreendedor precisa entender um pouco da parte financeira, gestão, marketing, rh, administrativo e jurídico. No mercado atual, os empreendedores que têm mais resultado são os que sabem um pouco de tudo, não mais os que eram especialistas em uma única área. Esteja sempre aprendendo.

  1. O novo modelo de vendas das empresas:

Estamos em um novo mundo que as pessoas não querem mais COMPRAR (TER) as coisas, elas querem usar as coisas. E nessa mentalidade, abrem opções para qualquer negócio testar outros modelos de vendas, pensando sempre em construir um produto ou serviço que possa ser vendido em forma de assinatura ou recorrência, ou seja, todo mês é debitado um valor, para que seus clientes possam sempre estarem USANDO seus produtos ou serviços.

  1. Evolução do produto ouvindo o cliente e não mais o que você “acha que é melhor”

O melhor produto é aquele que as pessoas usam e ficam satisfeitas pela compra. E para você construir um negócio de sucesso, você precisa estar o tempo todo ouvindo e perguntando para seus clientes o que eles estão achando do produto ou serviço, o que precisa que seja melhorado e o que mais eles estão precisando. Se você ouvir esses 3 feedbacks dos seus clientes, você vai ter alguns anos de trabalho, porém, construído na direção certa e com uma empresa muito lucrativa, pois o segredo de ter boas vendas, é o cliente querer o que você está oferecendo para ele.

  1. Implemente tecnologia na sua empresa

Estamos vendo robôs automatizando muitos serviços que só o homem fazia antes, e essa realidade vai ser cada vez mais comum, porém, hoje é muito acessível que qualquer negócio tenha um setor de tecnologia interno, para automatizar seus processos, usar ferramentas para alavancar suas vendas, sistemas para gerenciar a produtividade do seu time, para todas as tarefas de uma empresa, hoje existe algum sistema que pode te ajudar a fazer de forma mais rápida e com mais eficiência.

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