Daniel Vicentini, Doutor em Gerontologia e sucesso nas redes sociais, ministrou palestra no maior e mais renomado congresso brasileiro na área do envelhecimento humano

Daniel Vicentini


O professor Doutor Daniel Vicentini, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unicesumar (Universidade Cesumar), de Maringá, Paraná, participou como palestrante no XXIII Congresso de Geriatria e Gerontologia na cidade de São Paulo, entre os dias 23 e 25 de março de 2023.

Daniel falou sobre o Idoso atleta e, em um segundo momento, sobre a prescrição de exercícios para idosos obesos, pensando na melhora da funcionalidade. Além disso, o professor apresentou três trabalhos científicos, oriundos de pesquisa de seus orientandos do PPGPS.

O Congresso contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, referência na área de envelhecimento humano.

Mas, o que vem a ser a geriatria e a gerontologia? Qual a diferença entre essas áreas?

A gerontologia é uma ciência interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que tem o objetivo de estudar o processo de envelhecimento humano. Ela aborda questões físicas, funcionais, psicológicas, fisiológicas, sociais, cognitivas, medicamentosas, espirituais, religiosas, dentre outras, relacionadas ao processo de envelhecimento.

Ela visa à descrição e à explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento e de seus determinantes genético-biológicos, psicológicos e socioculturais. É o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico.

Sendo assim, qualquer profissional da área, principalmente da saúde, pode estudar Gerontologia: nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, profissional de educação física, fonoaudiólogo, biomédico, psicólogo, odontólogo, dentre outros.

Daniel Vicentini

Já a geriatria é área exclusiva do médico. A medicina tem avançado também, procurando ofertar aos usuários e pacientes um cuidado que atenda suas necessidades. Assim, as especialidades cada vez mais têm se mostrado aptas a atender as demandas de grupos específicos da sociedade, como é o caso do idoso.

A geriatria tem se mostrado como um instrumento que auxilia o processo de cuidado e atendimento aos idosos para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

O geriatra torna-se especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia da Associação Médica Brasileira (SBGG/AMB).

Acesse o link do evento:

https://www.cbgg2023.com.br/

Instagram Dr. Daniel Vicentini: https://instagram.com/drdanielvicentini

 

 

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

PF desarticula grupo acusado de lavagem de dinheiro do tráfico

Artigo Anterior
viagem internacioal estados unidos

Economize na sua viagem para os EUA com Chip Internacional

Relacionados