Sustentabilidade na Moda: Pigmentos Inteligentes à Base de Plantas

Plantas


A Biodiversité, empresa distribuidora de insumos cosméticos, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, desenvolveu uma tecnologia revolucionária que permite a fabricação de pigmentos inteligentes a partir de resíduos de plantas. Esses pigmentos são ricos em tanino, uma substância orgânica que não apenas assegura a reprodutibilidade de cores, mas também possui propriedades hidratantes para a pele, além de oferecer proteção solar.

Através da aplicação de Inteligência Artificial, a Biodiversité otimizou o processo de seleção das plantas mais adequadas para a extração de pigmentos, tornando-o mais eficiente e sustentável. Além disso, a Realidade Aumentada foi utilizada para simular diferentes tons e combinações de pigmentos, permitindo uma visualização precisa dos resultados antes mesmo da fabricação física.

Os corantes naturais à base de plantas são obtidos a partir da vasta biodiversidade brasileira, o que não apenas contribui para o desenvolvimento de comunidades regionais e locais, mas também fomenta cadeias de produção sustentáveis.

Os detalhes sobre os benefícios da tecnologia para o meio ambiente e para a saúde das pessoas serão apresentados no episódio “Plant Based Pigments” pela cofundadora e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Biodiversité, Joyce Quenca. A live será transmitida nesta quarta-feira (12), às 15h, no BW Works SENAI – Empresas Inovadoras, uma iniciativa do Movimento BW, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A apresentação será feita pelo especialista em desenvolvimento industrial do SENAI, Luís Gustavo Delmont, que destaca: “O desenvolvimento dessa tecnologia de corantes naturais amplia a sustentabilidade na indústria têxtil, com resultados positivos para a moda brasileira. Isso foi possível pela união de competências da indústria e dos institutos de pesquisa do SENAI. É o conhecimento aplicado na prática.”

Estimular o uso de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos é o objetivo do Movimento BW, uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). A série BW Works SENAI – Empresas Inovadoras, com o apoio do SENAI, por meio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia, busca apresentar cases concretos de negócios sustentáveis para a Indústria Brasileira.

Jefferson Gomes, diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI, afirma que a parceria com a Sobratema mostra que a pesquisa aplicada e a inovação geram resultados positivos para o meio ambiente e para a Indústria Brasileira. “Os cases que serão destacados na série são exemplos concretos de que é possível estimular a reindustrialização brasileira com impactos positivos no meio ambiente. Mostramos que o Brasil já é uma potência ambiental.”

O BW Works SENAI – Empresas Inovadoras apresentará dez episódios que retratarão cases desenvolvidos pela indústria, em parceria com o SENAI, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do país. Os projetos englobam segmentos como agronegócio, têxtil, alimentício, farmacológico, cosmético, de vidro, de filtros e de combustíveis renováveis.

A utilização da Eletroquímica também foi empregada no processo de desenvolvimento dos pigmentos, contribuindo para aprimorar as características e a estabilidade dos corantes, garantindo maior durabilidade e qualidade em seus usos.

O aprimoramento contínuo e a análise de Indicadores da Indústria são fundamentais para medir o impacto positivo dessa inovação, assim como sua inserção no mercado. O sucesso dessa tecnologia abrirá portas para novas aplicações e possibilidades em outros setores industriais, consolidando a importância da Inovação na Indústria nacional e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do país.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

SP: Defensoria contesta dados de operação feita na Cracolândia em 2022

Artigo Anterior

"Há coleção de fatores para a queda dos juros", diz Haddad

Relacionados