Dra Carolina Ataíde fala sobre o impacto da cafeína no bruxismo



Ranger ou apertar os dentes costuma acontecer com diversas pessoas. Essa doença é conhecida como Bruxismo.

Em conceito, o bruxismo se caracteriza pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes de forma constante e excessiva, causando pressão sobre eles e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação.

Isso provoca o  surgimento de sintomas como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento, trincas ou até fraturas dos dentes

Esse problema pode surgir de forma voluntária ou semivoluntária, durante o sono ou quando o paciente passa por situações de estresse. Esses dois tipos  são conhecidos como bruxismo em vigília e bruxismo noturno.

Para tratar essa doença, geralmente é necessário o paciente procurar dentistas de alta competência.

É o caso da Doutora Carolina Ataíde. Carolina já tratou de diversos casos de bruxismo e é uma referência no tratamento.

Em bate-papo, a doutora falou sobre como evitar o bruxismo:

“É necessário o paciente ingerir menos cafeína o excesso de cafeína está altamente ligado ao bruxismo.  Além de buscar melhorar o sono e realizar atividades físicas como recuso para melhorar a ansiedade com a descarga de endorfina. O Bruxismo é um sintoma e precisa ser tratado por uma equipe multidisciplinar incluindo  dentista bucomaxilo, psicólogo, nutricionista”.

O tratamento do bruxismo tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes. Pode ser realizado a toxina botulínica nos músculos da mastigação gerando relaxamento muscular e analgesia E geralmente está atrelado ao uso de uma placa de proteção dentária acrílica durante à noite, que ajuda a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula.

Além disso, para reduzir os episódios de bruxismo recomenda-se atividades físicas, evitar alguns alimentos como pipoca, amendoim, aromas e chás calmantes como lavanda , evitar telas como celular tablet ,televisão antes de dormir e também  praticar técnicas de relaxamento para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade

Já nos casos de muito desconforto, o médico especialista pode prescrever a administração de relaxantes musculares ou benzodiazepinas por um período curto de tempo

A Dra. Carolina também enfatizou a importância de hábitos saudáveis de sono, como manter uma rotina regular de sono e criar um ambiente propício para dormir, livre de distrações. Ela destacou que a qualidade do sono desempenha um papel crucial na gestão do bruxismo e na redução dos sintomas associados.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Empresário musical Murillo Conventi investe em tv aberta com Programa Hora da Fama na Rede TV

Artigo Anterior

Cirurgião Bucomaxilofacial, o Doutor Marcus V. Simone falou sobre a responsabilidade de realizar a cirurgia ortognática

Relacionados