Segundo a advogada, analisar as particularidades de cada caso com empatia e humanidade é essencial para garantir a aplicação correta da justiça.
O direito de família é uma área importante para a sociedade brasileira, pois tem como objetivo proteger e resguardar a estrutura familiar. A família é um dos grupos sociais mais importantes na formação de novos cidadãos e, portanto, deve ser vista com a devida importância.
Nesse contexto, a abordagem empática e humanizada das causas de família é uma visão necessária no direito brasileiro. Essa prática não deve ser exercida apenas pelos advogados, mas sim, deve envolver todas as áreas processuais envolvidas.
A Dra. Naiara Baldanza fala com exclusividade sobre essa necessidade de abordagem humana e sobre os principais problemas enfrentados na máquina judicial atualmente. Segundo ela, é necessário ter mais atenção para o trâmite processual, além de garantir um apoio psicossocial mais eficiente para as famílias.
Abordagem individual e humanizada garante a proteção da estrutura familiar
Especialista em direito familiar e associada do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), a experiente Dra. Naiara Baldanza se dedica há anos em ações judiciais relacionadas. A dedicação e a entrega do profissional de direito fazem toda a diferença nas causas, segundo ela.
“Cada estrutura familiar, seja tradicional ou contemporânea, tem suas particularidades e não é possível tratar os casos de maneira genérica. O profissional precisa aprofundar e entender a dinâmica desse grupo para defender os seus interesses dentro da lei”, pontua ela.
No entanto, a doutora afirma que nem sempre os recursos da justiça brasileira alcançam essas particularidades. “Muitos órgãos importantes são públicos e não recebem a devida atenção. O profissionalismo deve ser acima da média quando se trata de família, sobretudo para proteger as crianças e adolescentes”.
O bem estar do infante é uma prioridade no direito de família, visto que são eles a composição da sociedade no futuro. “É preciso garantir que as crianças e adolescentes tenham acesso a condições favoráveis para se desenvolver física, social e psicologicamente.” Finaliza a Dra. Naiara Baldanza, que aborda mais sobre temas de direito de família em suas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/naiarabaldanza/