Abrasel aciona Justiça para abrir bares e restaurantes de Belo Horizonte



PBH tem uma semana para se manifestar

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entrou com pedido de liminar na Justiça para que os estabelecimentos do setor que a entidade representa possam ser abertos em Belo Horizonte.A administração municipal tem prazo até a próxima quinta-feira (11) para apresentar seus argumentos, antes de o juiz apreciar a ação movida pela associação.

Na ação, a Abrasel afirma que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) permitiu a reabertura de setores com maior risco sanitário e aglomeração de pessoas por meio do Decreto nº 17.361 (o primeiro referente à reabertura do comércio na cidade). A associação questiona por que os shoppings populares e os salões de beleza tiveram permissão para abrir as portas, mas bares e restaurantes, não. Desde o dia 20 de março, o setor só pode funcionar para delivery ou “take away” (quando o cliente pega o produto na porta).

“Até mesmo shoppings populares podem reabrir, mediante a adoção de protocolos sanitários, por qual razão bares, restaurantes e lanchonetes não podem fazê-lo? Mesmo após muita reflexão, não se encontra uma resposta adequada a esse questionamento, razão pela qual deduz-se que o ato administrativo violou a isonomia entre os administrados”, diz trecho da ação.

De acordo com a Abrasel, em Minas Gerais, mais de 105 mil empresas do setor foram afetadas pela pandemia. Elas geram 630 mil empregos diretos e movimentavam, em média, R$ 22 bilhões por ano.

Mas por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, houve uma queda de 75% no faturamento de bares, restaurantes e lanchonetes de Belo Horizonte que continuaram a trabalhar com delivery ou take away. Quem não investiu no serviço de entregas viu o faturamento cair completamente.

O setor sugere a adoção de diversas regras sanitárias para que possa funcionar de maneira segura, como distanciamento mínimo de um metro entre as cadeiras ocupadas; distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas; distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas nas filas no momento da entrada do estabelecimento e do pagamento, fixando marcações no chão; disponibilização do álcool em gel 70% para os clientes; permanência de até no máximo 1 hora dentro do estabelecimento.

Até o momento, Belo Horizonte tem 2.129 casos confirmados de Covid-19 e 51 óbitos. Nesta sexta-feira (5), o prefeito Alexandre Kalil deve anunciar se o comércio de Belo Horizonte poderá avançar para a fase 2 de flexibilização. Isso depende da taxa de transmissão, da ocupação de leitos e do índice de isolamento social.

De acordo com a prefeitura, a Abrasel foi convidada a participar de todas as reuniões para construir, juntamente com todo o grupo de trabalho de retomada, propostas e sugestões para a reabertura do comércio. “O processo vem ocorrendo de forma transparente e aberta, sempre pautado nos indicadores epidemiológicos e no risco sanitário apresentado por cada atividade. Na última semana, a Abrasel, embora estivesse na mesa de negociações, optou pela judicialização. Entendemos como um caminho legítimo, mas excludente em relação ao processo negocial”, afirmou a PBH.

Por: Cinthya Oliveira
Hoje Em Dia

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Prefeitura de Belo Horizonte apresenta o "FIQ EM CASA", versão online do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ)

Artigo Anterior

Aeroporto Internacional de BH realiza obras de melhoria na alça de acesso ao terminal

Relacionados