A importância de um perfil no LinkedIn

Ester Pimenta – Credito Letícia Mansur.


É cada vez mais comum que as vagas de emprego solicitem o perfil do candidato nessa rede social profissional. A especialista em LinkedIn, Ester Pimenta, traz as vantagens de se tornar um usuário ativo da comunidade

O LinkedIn é, atualmente, a maior rede profissional do mundo, com mais de 770 milhões de usuários em todo o planeta. A própria empresa anunciou, em agosto do ano passado, que, só no Brasil, a rede já era utilizada por mais de 50 milhões de pessoas. O mesmo relatório mostrou que, a cada semana, em média, 100 mil novos perfis eram criados por brasileiros na plataforma.

Essa expansão não foi à toa. A dinâmica de trabalho foi uma das transformações impulsionadas pela pandemia, desde a contratação até o exercício laboral propriamente dito. Empresas e candidatos foram incentivados a tratar sobre as oportunidades de emprego “em home office”. A especialista em LinkedIn, Ester Pimenta, comenta as vantagens que essa mudança trouxe, tanto para recrutadores quanto para os profissionais. “Antes, quem procurava emprego imprimia currículos e os distribuía nas empresas, de porta em porta. Isso ficou no passado. Com o LinkedIn, a vida do candidato fica muito mais fácil, e a dos recrutadores também. A empresa consegue analisar vários perfis, o que já ajuda no filtro na hora de marcar uma entrevista, por exemplo”, diz.

O famoso networking
Para o trabalhador também há vários pontos positivos. Ester aponta que os benefícios vão além do aumento de visibilidade das qualificações de um candidato. “Através do LinkedIn, o profissional consegue criar conexões com colegas e especialistas da mesma área de atuação, aumentando sua rede de contatos e abrindo portas para o futuro”, destaca. A plataforma também pode ser utilizada por profissionais júnior ou estagiários. “Com o LinkedIn, iniciantes ingressam no mercado de trabalho com o pé direito. É como uma linha do tempo. A ideia é reunir todas as experiências que o aprendiz adquirir com o passar dos anos”, comenta.

A rede também pode ser explorada como uma forma de estar sempre atualizado com as práticas do mercado e com o surgimento de tendências, colocando o usuário em contato com publicações e artigos das empresas visadas por ele. Ester Pimenta ressalta que empreendedores também podem e devem usufruir da plataforma. “Para quem tem o próprio negócio, a rede pode funcionar como um termômetro para monitorar as ações dos concorrentes”, afirma.

Porém, muita gente ainda não sabe utilizar a ferramenta e explorar todo o seu potencial. Para tirar o melhor proveito dessa rede social profissional, Ester recomenda que o usuário mantenha seu perfil completo e atualizado e dá uma dica valiosa para os candidatos se destacarem. “O cadastro é gratuito. O usuário precisa alimentar o perfil conforme seus objetivos profissionais. É indispensável descrever sua formação, experiências adquiridas – caso tenha –  e os resultados já alcançados. Atenção! No título não coloque o nome do cargo ou função pretendida. O ideal nesse campo é usar palavras-chave relacionadas a sua área de atuação. Incluir cinco termos relacionados vai aumentar a visibilidade do perfil para as pessoas certas”, finaliza.

Sobre Ester Pimenta
Formada em Administração. Especialista em estratégia de Conteúdo e Marca Pessoal, Ghostwriting, Marketing & Pessoas, Carreira & Empregabilidade
Instagram @radardoconteudo
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/esterpimenta/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Supersemana da Limpeza: Supermarket promove campanha com descontos nas 120 lojas

Artigo Anterior

Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta intervenção artística HOJE 730, com direção da premiada coreógrafa FERNANDA LIPPI

Relacionados