Acuruí será palco do festival “Das Montanhas e Águas de Minas” de 13 a 15 de maio

Renato Teixeira – Crédito: Divulgação.


Evento gratuito terá,  entre  as  atrações,  Renato Teixeira, Orquestra Mineira de Viola Caipira,   Teatro dos  Tropeiros,  além de gastronomia e contação de causos

O distrito de Acuruí (MG), pertencente  a Itabirito, distante 81 quilômetros de Belo Horizonte, recebe de 13 a 15 de maio o festival “Das Montanhas e Águas de Minas”.  Uma oportunidade ímpar para quem aprecia música de raiz, poesia, dança e gastronomia.Tudo isso vai ocorrer numa região  cujo vilarejo é o único distrito de Itabirito integrante da  Estrada Real. Uma região rica em história. A rua  Principal, por exemplo, fazia parte do Caminho de Sabarabuçu e seus 160 km divididos em seis trechos, cada um com atrativos próprios.

O projeto “Das Montanhas e Águas de Minas” levará as orquestras de viola caipira e outros atores da região para se apresentar e trocar experiências em Acuruí:  “O que nós temos de mais rico na região é o potencial natural, com suas montanhas, cachoeiras; e o potencial cultural. Como era uma rota de tropeiros, é muito rica em gastronomia, artesanato e também remete à música de raiz, à viola caipira de raiz. Esse projeto propõe resgatar essas culturas, valorizar as pessoas e seus produtos, e divulgar isso”, ressalta o produtor cultural Rud Carvalho, coordenador do evento.

Entre as atrações do Festival, o músico Renato Teixeira, a Orquestra Mineira de Viola Caipira, Teatro dos Tropeiros e artistas locais.

 

QUEM É QUEM – Natural de Ubatuba (SP),  Renato Teixeira , no espetáculo Um poeta e um violão, oferecerá ao público uma viagem emocionante e divertida pela música do interior do Brasil. O artista fez parcerias diversas, como a parceria com Almir Sater, com a composição de sucessos, como: Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente.  Sucessos como Romaria, Amora, Amanheceu, Peguei a Viola, Frete e Recado, misturam-se a canções inéditas.

A Orquestra Mineira de Viola Caipira “Ritmos e Tradição,  sob direção do produtor e músico Gilvan Borges,  foi criada há 10 anos. Formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas e conta em sua formação, com crianças, jovens e adultos, representa as montanhas de Minas nos acordes de viola, por meio da inspiração na natureza e na história de Minas.

Em Tropeiros: Uma Jornada de Sonhos e Fé, haverá um cortejo pelas ruas de Acuruí, com a encenação de um texto poético contando as experiências e vivências dos tropeiros, com a participação de cinco atores/músicos e figurantes. O treinamento do teatro é coordenado por Marcelino Xibil Ramos. Ator, escritor e contador de histórias. Autor de “O Abraço”, que marca sua estreia na literatura para crianças. Veterano com o espetáculo “Causos de Brasêro”, que completou 10 anos em 2020.

Ocorrerão ainda shows dos músicos locais, como Marcelo Vaz. Mineiro natural de Nova Lima/MG ele iniciou sua trajetória na mais de 25 anos sempre buscando ampliar seus conhecimentos para o canto e a prática de instrumentos. Multi-instrumentista, hoje dedica-se aos estudos de piano, arranjos e composição.

Já a Banda Alcalyno é marcada pelas composições próprias, cujo forró feito em Minas conquistou o Brasil. Além do The Sound, projeto que surgiu com o objetivo de atender eventos corporativos, casamentos, recepções e outros que se enquadrem ao estilo da banda. Composto por cinco músicos, o grupo traz em seu repertório, diversos estilos como MPB, clássicos internacionais, música mineira, samba e  pop.

No Festival, todo espaço será acessível a cadeirantes, com disponibilidade de rampas.  O material de comunicação foi impresso também em braile. Intérpretes de Libras estarão presentes nas apresentações e nas oficinas, que vêm acontecendo desde abril. O estacionamento contará com vagas prioritárias para pessoas com deficiência.

A coordenação do Festival “Das Montanhas e Águas de Minas”  é do produtor cultural Rud Carvalho e a idealização é de Suzana Martins, com apresentação do Ministério da Cidadania e Instituto Cultural Vale ,  patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa Ferro Puro,  Prefeitura Municipal de Itabirito, Hotel Rio Das Pedras, S2 Bike Barão, SENAC, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A realização do festival é da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e produção da New View Entretenimento e Comunicação.

Programação das festividades com previsão de horários:

 

SEXTA  – dia 13 de maio

19h30 Cerimônia de abertura com moradores locais, prefeitura, e patrocinadores.

Músico local: Marcelo Vaz

Local: Associação Comunitária de Acuruí.

20h Abertura do fim de semana do evento com premiação do concurso de contos e casos

21h  – Músico local: Banda Alcalyno

Local: em frente à Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição

SÁBADO – dia 14 de maio

9h – Caminhada ecológica, buscando a contemplação da natureza local.

Ponto de encontro: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

13h às 22h  – Abertura da feira de artesanato e gastronomia da comunidade, expondo seus mais variados produtos

Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

14h – Apresentação a céu aberto sobre a Vida dos Tropeiros, com cortejo. Local: Irá iniciar na igreja Nossa Senhora do Rosário e o cortejo irá até a Vila da Montanha

15h – Queima de alho, tradição gastronômica dos tropeiros.

18h – Músico local: Trio Mineiro de Viola

20h – Show musical: Renato Teixeira Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

DOMINGO – dia 15 de maio

9h – Pedalada ecológica, buscando contemplação da natureza local

Ponto de encontro: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal

11h às  18h – Abertura da feira de artesanato e gastronomia da comunidade, expondo seus mais variados produtos

14h – Músico local: The Sound

15h – Show musical: Orquestra Mineira de Viola Caipira Local: Vila da Montanha no campo de futebol da rua Principal.

 

Redes sociais:

Instagram: @dasmontanhaseaguasdeminas

Facebook: Festival das montanhas e aguas de minas

Site: montanhaseaguasdeminas.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Nem toda mancha no dente representa cárie

Artigo Anterior

PF deflagra Operação Midas do Cerrado contra golpes financeiros

Relacionados