Trilha Sonora: Eduardo Resende consolida carreira como compositor em Hollywood

Eduardo Resende, compositor brasileiro de trilhas sonoras de produções de Hollywood
Foto: Eduardo Resende, compositor brasileiro de trilhas sonoras de produções de Hollywood


Membro de um seleto grupo de compositores de mídia, o brasileiro assina diversas trilhas de filmes, séries e programas de TV produzidos nos EUA

De estudante de Economia no Rio de Janeiro para criações de trilhas sonoras em Hollywood, o multi-instrumentista Eduardo Resende tem motivos para celebrar a escolha que fez pela música. Autor de diversas trilhas que dão ritmo às narrativas exibidas no cinema, na televisão, nos streamings e em games, o carioca de 24 anos faz parte de um seleto grupo de 20 compositores de mídia que atendem os canais Discovery, CBS, entre outras empresas nos Estados Unidos e no mundo.

De acordo com Eduardo, a indústria de trilha sonora no geral é muito restrita, e quem faz parte dela é uma minoria. “Tem pouca gente fazendo muito e muita gente fazendo pouco. Então me sinto muito realizado por ter trabalho todos os dias e poder estar onde estou com pouca idade. Porque, considerando esse grupo de colegas em que faço parte hoje, que atendem a Discovery, por exemplo, é um grupo de profissionais que está há muito mais tempo no mercado, por isso me sinto muito feliz, apesar de acreditar que meu sentimento de competitividade e determinação contribuíram muito para eu estar aqui”, afirma o compositor que é um dos poucos desse time a assinar as trilhas sonoras para o canal CBS .

Já de olho no mercado desde os tempos em que estudava na Berklee College Of Music, em Boston, o multi-instrumentista percebeu ao longo do curso o quanto poderia contribuir como compositor.  “É porque em 90% se não 100% dos trabalhos, os compositores precisam contar com instrumentos virtuais, e considerando que o violão é um instrumento muito difícil de emular com a tecnologia, poder usar minha guitarra e usá-la em minhas composições foi uma grande virada de jogo. Por exemplo, quando eu estava trabalhando para o filme “Diários de Intercâmbio”, estrelado por Larissa Manoela e Tati Lopes, eles precisavam de um violão para ser o instrumento principal de uma cena específica, e não deu tempo de esperar, tive que fazer um arranjo e gravar na hora, e é isso que você ouve no filme, o tema da personagem da Larissa, a música “Fantasia”, interpretada por Rebeca Sauwen”, revela Resende.

Eduardo Resende, compositor de mídia
Foto: Eduardo Resende, compositor de mídia (Divulgação)

Nesse sentido, Eduardo também teve que ser rápido para escrever e produzir faixas com guitarras gravadas ao vivo para o premiado programa “Chasin’ the Sun”. O resultado pode ser conferido na 7ª temporada do programa, que com sua música tropical-eletrônica, contribui para a narrativa que se passa na cidade do Panamá.

Eclético, capaz de criar melodias em diferentes gêneros, o compositor brasileiro já teve a experiência de escrever ao mesmo tempo músicas de Halloween e ação/suspense. Trabalhos diferentes, mas que em seguida estavam  no programa “Halloween Wars” na Food Network e “Murder in the Heartland” no Discovery ID, respectivamente.

Além dos trabalhos autorais, Eduardo Resende faz parte da equipe do compositor Steve Davis, que escreveu músicas para o filme ganhador do Oscar por melhor som com “Top Gun: Maverick”.

Dentre os trabalhos mais recentes como compositor, está o reality show “Barbie Dream House Challenge“, que foi ao ar pela HBO Max, Discovery Plus e na Amazon Prime Video e o curta-metragem “O“, com roteiro de Mariana Arôxa,selecionado para concorrer uma vaga ao Oscar 2024.  Outro projeto que conta com o seu talento, mas dessa vez como arranjador é com o compositor vencedor do Grammy,  Daniel Figueiredo, no longa-metragem “3 Days in Malay. “Mal posso esperar para que o mundo assista a esse filme”, sugere animado.

 O álbum de 15 músicas que virou trilha dos jogos da NFL 

Entre uma demanda e outra, Eduardo Resende que estava escrevendo e produzindo música para a empresa Droid Mafia, que fornece trilhas  para Discovery, entre outras 200 redes em todo mundo, recebeu  um pedido de faixas de hip-hop que pudessem combinar com a energia de um jogo de futebol americano.

Eduardo Resende, compositor de mídia.
Foto: Eduardo Resende, compositor de mídia (Divulgação)

Segundo Eduardo, foram horas criando ideias e sons diferentes que funcionariam. Foram dias e noites escrevendo sem parar, até chegar nas 10 a 15 faixas que agradassem a CBS.

“Tempo depois, eu estava caminhando na Main Street em Santa Monica em um domingo e passei por um bar de esportes lotado de fãs de futebol assistindo a um jogo da NFL. De repente, comecei a ouvir esta melodia que soava muito familiar, e demorei alguns segundos para perceber o que estava acontecendo. Nunca vou esquecer esse sentimento quando percebi que milhares de pessoas em todo o país estavam ouvindo minha música simultaneamente na TV”, lembra orgulhoso.

“Minha carreira atingiu um patamar superior depois disso, e esse é um momento que levarei comigo para sempre. A CBS também usa a música daquele álbum que escrevi para diferentes programas. Apenas algumas semanas atrás, eu tinha uma música escrita por mim que tocou no talk show esportivo para mulheres “Precisamos conversar”, liderado pelas produtoras coordenadoras vencedoras do Emmy, Emilie Deutsch e Suzanne Smith”, conta o músico.

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Santa Catarina tem 132 cidades atingidas por fortes chuvas

Artigo Anterior

Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

Relacionados
Fernando Bocão
Leia mais

É Normal Ser Feliz

Lançamento da primeira música do EP ‘Sem Máscaras’ de Fernando Bocão. A música já alcançou mais de 25…