5°FESTIVAL DE BLUES & JAZZ EM TIRANDENTES



A charmosa cidade de Tiradentes irá receber entre os dias 23 e 25 de junho, o 5º Festival de Blues & Jazz reunindo os amantes dos gêneros musicais em torno de oito bandas, com entrada gratuita. Realizado desde 2012, o evento se tornou um sucesso com a mistura dos dois ritmos e vem atraindo cada vez mais público: a expectativa para essa edição é que 9 mil pessoas prestigiem o Festival, que será realizado pela primeira vez no Santíssimo Resort.

Os shows acontecem na Tenda Bar, espaço que conta com estrutura ampla, coberta, com praça de alimentação e bebidas para receber com mais conforto e segurança o público do festival. Além de manter a aclamada mistura de jazz e blues a organização do evento aposta também em atrações que foram sucesso nas edições anteriores, como o artista Mark Lambert, que volta aos palcos do festival pelo quinto ano consecutivo.

Para Milton Furtado, diretor da Production Eventos e um dos organizadores do Festival, o evento já se consolidou como um dos principais do gênero. “O Festival de Blues & Jazz é aguardado com ansiedade pelo público que marca presença durante os três dias do evento. A cada ano o formato vem se consolidando e atraindo mais público, principalmente pelo clima histórico e aconchegante que Tiradentes proporciona os visitantes”, conta.

O festival começa às 19h30 no dia 23, quinta-feira, com apresentações de Alexandre da Mata & The Black Dogs, Affonsinho e Radio Blues. Na sexta-feira, dia 24, às 18h, é a vez do público curtir a apresentação de The Yer Blues Band, Igor Prado Band e Jackie Scott. Para fechar a programação, no sábado, começando às 12h30, sobem ao palco Pro-Music Blues Band, Big Joe Manfra e Mark Lambert & Trio.

O Festival de Blues & Jazz é apresentado por X11 Expert Riders, organizado pela Production Eventos, produzido pelo Grupo Berg e realizado pelo Ministério da Cultura com o incentivo da Secretaria Estadual de Cultura. E tem como patrocinador a Honda, com o co-patrocínio da Pirelli, Zoom Moto Center, Cervejaria Backer, BH Harley-Davidson, Kawasaki, Triumph BH, Indian Motorcycle BH, Urban Helmets e Mobil Super Moto. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Informações – www.productioneventos.com.br ewww.fbjt.com.br

Programação do 5° Festival de Blues & Jazz de Tiradentes

Data: 23/06 – Quinta-feira

Local: Santíssimo Resort

19h30 – Alexandre da Mata & The Black Dogs

21h30 – Affonsinho e Radio Blues

Data: 24/06 – Sexta-feira

Local: Santíssimo Resort

18h00 – The Yer Blues Band

19h30 – Igor Prado Band

22h00 – Jackie Scott

Data: 25/06 – Sábado

Local: Santíssimo Resort

12h30 às 15h – Pro-Music Blues Band

19h00 – Big Joe Manfra

22h00 – Mark Lambert & Trio

 

Sobre algumas atrações do Festival

Mark Lambert & Trio – Comandado pelo guitarrista Mark Lambert tem seu foco no Swing Jazz da década de 30, mas passeiam pelo funk de James Brown e pelo R&B de Ray Charles. O repertório do show inclui sucessos como “Let the Good Times Roll” (Ray Charles), “Caldonia” (Louis Jordan) e “Jump, Jive an’ Wail” (Louis Prima). Além das melhores músicas dançantes do R&B, Soul & Funk, como “Sex Machine”(James Brown) e “Dance To The Music” (Sly & the Family Stone) e também um pouco de Banda Black Rio. Popularizado nos anos após a Segunda Guerra Mundial por Louis Jordan, Ray Charles e Louis Prima, o gênero junta a espontaneidade do Jazz improvisado com os ritmos dançantes de R&B.

Affonsinho – Cantor, compositor, instrumentista e produtor, Affonsinho foi um dos fundadores do grupo carioca Hanoi Hanoi. É autor de “Gentil Loucura”, primeiro sucesso do Skank. Estudou na famosa Berklee College of Music (EUA) e é considerado um dos melhores guitarristas de blues e rock do Brasil. Foi eleito o melhor instrumentista do Festbelô 2000 e agraciado com o Troféu ProMúsica, na categoria de melhor cantor. Antes desse novo disco de blues, o músico já havia lançado dez discos autorais no Brasil e Japão (Dubas e NRT) e outros dois de releituras. Emplacou diversas canções em várias FMs do país e foi gravado por dezenas de artistas, como Sandra de Sá, Fernanda Takai, Verônica Ferriani, Samuel Rosa, Celso Fonseca, Alexia Bomtempo, Vander Lee, Marina Machado, entre outros.

Big Joe Manfra – Com 20 anos de estrada, dois CDs solo (Big Joe Manfra e Big Joe Manfra 2) e o CD “Blues Etc” (com o gaitista Jefferson Gonçalves), o músico se consolidou como um dos principais artistas do meio blues no país. Para comemorar uma década de carreira, o guitarrista e cantor Big Joe Manfra gravou o DVD “Big Band Ao Vivo”, registro do encontro de grandes instrumentistas e intérpretes do blues, além de ser o primeiro DVD de um intérprete brasileiro de blues. Ao longo de sua carreira Big Joe Manfra procurou uma sonoridade que tivesse sua marca pessoal. A frente dos vocais a partir do segundo CD, buscou não se restringir ao blues tradicional, aliando a energia de seu lado rock e a influência do jazz em seus arranjos ao estilo nascido no Mississipi.

Igor Prado Band – O músico Igor Prado começa a se interessar pela guitarra aos 11 anos e logo se apaixonou pela linguagem do blues, com 16 anos já tocava em bares e festivais com liminar da justiça por causa da pouca idade. Desenvolveu um estilo um pouco diferente de tocar, pois autodidata e canhoto aprendeu virando uma guitarra de destro de cabeça para baixo, Igor é um canhoto que toca com as cordas invertidas do instrumento. Aprofundou-se na linguagem do Blues tradicional e West Coast Swing, estilo que mistura o blues com elementos do Swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos quarenta. A Igor Prado Band é formada por seu irmão Yuri Prado na bateria, Rodrigo Mantovani no contrabaixo elétrico e acústico e Denílson Martins no Saxofone Barítono. Em 2016 foram indicados ao Blues Music Awards, o “Oscar” do Blues Americano na categoria “Best New Artist Album”, um feito histórico, se tornando o único artista não-americano indicado na renomada premiação.

The Yer Blues Band – A Yer Blues é uma banda formada em 1997 dedicada à memória dos mestres do blues. Carrega a marca forte de BB King, Muddy Watters, Albert King, Robert Johnson, Buddy Guy. Seu repertório contempla também o que há de melhor do rhythm and blues como Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Jonh Mayall, Peter Green, entre outros, além de composições próprias. A Yer Blues traz um som consistente e se compromete com uma viagem no tempo e no espaço, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre Belo Horizonte e o blues do Mississipi, Texas e Chicago, trazendo na alma de seus músicos toda a intensidade do gênero.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

ENCONTRO EM PEDRO LEOPOLDO (MG) REÚNE PROJETOS QUE BENEFICIARAM 20 MIL EM QUATRO ESTADOS

Artigo Anterior

Restaurante do Belo Horizonte Othon Palace realiza Festival de Fondue

Relacionados