Trem Tan Tan apresenta show para o lançamento do DVD “Sambabilolado e outros tan tans”



Teatro Bradesco será palco para o grupo no dia 19 de outubro

Criado a partir da experiência do projeto de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte, o grupo Trem Tan Tan apresenta ao público o resultado do show de gravação de seu primeiro DVD: “Sambabilolado e outros tan tans”, realizado em maio do ano passado no Teatro Francisco Nunes. O lançamento oficial será no dia 19 de outubro, quarta-feira, às 20h, no Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte, MG) com entrada franca e participações especiais de Aline Calixto e Mandruvá.

O Trem Tan Tan propõe a inserção social, o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento mental e o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio. Com 14 anos de existência, o grupo é coordenado pelo músico, poeta e arte-educador Babilak Bah, e já gravou 2 CDs (em 2002, o Trem Tan Tan, e em 2008, o Sambabilolado), além de ter participado em importantes eventos na cidade e outros Estados.

O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levava loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena. Hoje, para o grupo, com toda a sua diversidade sonora, rítmica, criativa, o projeto  contribui para a desmistificação dos mitos associados à loucura, onde o sujeito surge como cidadão  passageiro em busca de seus sonhos.

O DVD apresenta o repertório baseado nos dois últimos CDs do grupo com a participação de usuários frequentes do Centro de Convivência Venda Nova e contou com as participações especiais de Aline Calixto, Leonardo Brasilino e Mandruvá.

Viabilizado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o DVD não é de samba tradicional, mas passeia por ritmos que dialogam com o samba como o rap, hip hop, soul, além do samba de batuque. As letras, criadas pelos cidadãos com sofrimento mental, exibem uma poética lúdica como pode ser observado na degustativa “Melô do Mandiocão”, de Rogéria Pereira, que discorre sobre uma receita de vaca atolada. Já Carlos Ferreira canta a denúncia dos preconceitos associados aos loucos em “Que Louco, que nada”. Gilberto da Rocha vem com a inusitada “Boi Rombudo”, citando inúmeros nomes femininos que ele dá as suas vaquinhas imaginárias.

O Trem Tan Tan é pioneiro, sendo o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico, a realizar um show em teatro, e agora a gravação do DVD, que propõe, num registro sonoro, histórias de vida e inclusão, mostrando sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma Sociedade sem Manicômios.

Ficha técnica:

Diretor Artistico: Babilak Bah

Arranjos: Isaac Luiz

Músicos acompanhantes:
Babilak Bah –  percussão e direção artística
Isaac Luiz: Flauta, escaleta e arranjos
Rogerio Pagé- cavaquinho e voz
Almin de Oliveira – percussão
Mauro Camilo- Trompete e voz
Carlos Ferreira –Surdo, voz
Alexander dos Santos –Voz e percussão
Sandro Duarte – Bateria
Gilberto da Rocha– voz e percussão
Rogéria Pereira– voz
Olavo Rita – voz

 

Produção: Zenpreto Produções

Sonorização: Murilo Correa

Figurino: Manuela Rebouças

Iluminação: Felipe Coelho e Juliano Cosse

Aprovado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde de BH –  SUS BH

 

Serviço:

Show de lançamento do DVD “Sambabilolado e outros tan tans”

Participações especiais: Aline Calixto e Mandruvá

Data: 19 de outubro, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Bradesco – Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte, MG

Entrada franca – distribuição gratuita duas horas antes do show (ingressos limitados)

DVDs a venda no local e em lojas especializadas: R$ 20

Classificação livre

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Nick Vujicic: australiano sem braços e pernas passará em 5 cidades do Brasil

Artigo Anterior

Zé Neto & Cristiano, Léo Santana e Dennis DJ no Réveillon do Iate 2017

Relacionados