ORQUESTRA OURO PRETO E ALCEU VALENÇA APRESENTAM O CONCERTO VALENCIANAS EM BELO HORIZONTE



Com ingressos esgotados em menos de cinco horas, apresentação é a segunda da Série Domingos Clássicos 2018, que celebra a residência da Orquestra Ouro Preto no Sesc Palladium, por meio de parceria com o Sesc em Minas;

 

A Orquestra Ouro Preto, com regência do maestro Rodrigo Toffolo, e Alceu Valença apresentam o espetáculo Valencianas, em Belo Horizonte. A apresentação será no Grande Teatro Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046, Centro), pela Série Domingos Clássicos e é a segunda apresentação da Orquestra Ouro Preto como Residente Sesc, uma parceria com o Sesc em Minas, através do Sesc Palladium. Os ingressos para o concerto se esgotaram em menos de cinco horas.

Gravado em CD e DVD, Valencianas apresenta um recorte na biografia musical de Alceu Valença, que em 2012, ao completar 40 anos de carreira, teve, pela primeira vez, suas canções adaptadas para a música de concerto pela Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo. Em 2015, o espetáculo foi consagrado com o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Com participação do cantor e compositor, Valencianas tem arranjos assinados pelo violinista da Orquestra, Mateus Freire, paraibano, que teve o cuidado de preservar e não descaracterizar a essência da obra de Alceu, com seu compromisso permanente com a cultura popular nordestina. O espetáculo começou a ser preparado em 2010, quando o maestro e o compositor foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo em comum, depois produtor do espetáculo, Paulo Rogério Lage, que há tempos planejava proporcionar contornos orquestrais ao cancioneiro de Alceu.

Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, Valencianas procura demonstrar a universalidade artística de Alceu e a diversidade de sua obra. “O desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu, inclusive, para a ideia de música popular brasileira que temos hoje”, afirma Rodrigo Toffolo.

E Alceu Valença celebra o encontro com a Orquestra. “Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”, celebra o homenageado.

A Orquestra

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000 e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.

 

O Maestro

Rodrigo Toffolo é doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Toffolo é membro fundador e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, assumindo em 2007 a regência titular do grupo.

 

Sobre a Série Domingos Clássicos

Série Domingos Clássicos tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e proporcionar a aproximação do público com a música de concerto. A cada segundo domingo do mês, a Orquestra Ouro Preto realiza concertos de caráter didático, abordando aspectos estilísticos e formais que caracterizam os períodos apresentados.

 

Para Janaina Cunha, gerente de cultura do Sesc Palladium, o diálogo entre a música erudita e a canção popular é um ingrediente importante, que torna ainda mais especial o encontro entre Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto neste segundo concerto da Série Domingos Clássicos. “Em toda a programação do Sesc Palladium, reiteramos a compromisso do Sesc de democratizar o acesso à cultura, além de diversificar e estimular a participação de um público cada vez mais heterogêneo e interessado em todas as linguagens artísticas”, afirma.

 

SERVIÇO

 

Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença apresentam o concerto Valencianas em Belo Horizonte

Data: 08 de abril, domingo

Horário: 18h

Local: Grande Teatro Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)

Atrações: Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença

Ingressos: Esgotados

 

Informação para imprensa e agendamento de entrevistas

Pessoa. Agência de Relações Públicas – (31) 3485-7875

Erika Pessôa – [email protected] – (31) 99347-3993

Iaçanã Woyames – [email protected] – (31) 99226-8697

Igor Basilio – [email protected] – (31) 99443-8170

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Capitólio foi a primeira cidade mineira a receber o Buteco do Gusttavo Lima 2

Artigo Anterior

Qualidade / Método inovador: Curso de Camuflagem de Estrias e Cicatrizes acontece nos dias 14 e 15 de abril

Relacionados