CRESCE NÚMERO DE CERTIFICAÇÕES NO BRASIL

Empresa certificada tem controle mais eficiente da gestão, incrementa credibilidade e garante maior satisfação dos clientes

 

O investimento das empresas brasileiras em certificação ISO cresce paulatinamente, sendo que no ano passado, foram 20.908 organizações certificadas, assumindo a 10ª posição no ranking mundial. Conforme o estudo “Impacto da Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade”, promovido pela UNIDO (Agência especializada das Nações Unidas que Promove o Desenvolvimento Industrial), o motivo desse aumento na demanda está diretamente ligado à eficiência das normas em padronizar mecanismos para identificar, resolver e prevenir problemas.

A Organização Internacional de Normalização (ISO), como é popularmente conhecida, é uma entidade de padronização e normatização de produtos e serviços para garantir a qualidade e otimização, presente em cerca de 190 países. A ISO 9001 é um grupo de normas técnicas para estabelecer um modelo de gestão de qualidade dentro das organizações, independentemente do tipo ou dimensão.

A implantação da ISO 9001 amplia mercados ao melhorar a satisfação de clientes com um melhor monitoramento do nível de organização interna e maior controle da administração e rentabilidade das empresas, gerando mais credibilidade. A norma também garante redução de custos ao diminuir a quantidade de erros e o desperdício. O processo promove o crescimento e a mudança na escala de produção, o que – na maioria das vezes – ajuda a reduzir preços, estimulando um crescimento no consumo e melhorando os resultados.

A especialista em liderança e consultora de qualidade da Tecer Liderança Sônia Jordão explica que as empresas interessadas em implementarem a ISO 9001 deve, primeiro, informar o que faz e, depois, fazer o que disse que faz. “As atividades devem ser descritas da forma que são realizadas e, posteriormente, verificar se todos fazem da mesma forma que está escrito”. Caso contrário, a documentação é revisada ou ocorre um treinamento para orientação sobre o desenvolvimento das atividades, conforme descrito. “Depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos seguirão os procedimentos, gerando uma padronização dos processos que são aprimorados ao se definir a melhor forma de fazer”, afirma.

Sônia afirma que a norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, tipo de serviço e o tamanho de empresa, sendo também compatível com outros sistemas de gestão por estar focada em melhoria contínua. Uma implantação bem feita da norma ajuda a empresa a crescer e a melhorar seus processos e resultados do negócio.

Artigo anteriorPlataforma online promove cultura de bem-estar, saúde e longevidade
Próximo artigoEm pauta: ‘1° Encontro de Profissionais da Imprensa Cristã de BH’ faz panorama do setor em Minas Gerais
*Jornalismo: Editor e fundador do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 - Filiado: FENAJ | AIN | SINAJ | Abramídia & União Brasileira de Imprensa (UBI) ______________________________________________________________________ *Agência de Divulgação de Notícias - Pub & MKT: Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] ______________________________________________________________________ *Advocacia: Ass. Adv. - [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial ] - Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". ______________________________________________________________________ *Graduado em: Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advocacia/Direito - Adv. (FACSAL/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). ______________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui