Obesidade é responsável por 15 mil casos de câncer no Brasil



Segundo pesquisa as ocorrências são mais comuns entre as mulheres

A redução de peso poderia evitar ao menos 15 mil casos de câncer por ano no Brasil. Esta foi a constatação de um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com colaboração da Universidade de Harvard. A pesquisa mostrou ainda que, até 2025, casos da doença ligados à obesidade e ao sobrepeso devem chegar perto do dobro, totalizando 29 mil ocorrências.

O estudo, resultado de uma bolsa de pesquisa no exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apontou que 3,8% dos 400 mil casos de câncer diagnosticados por ano no País estão ligados ao peso elevado. O levantamento também constatou que as ocorrências são mais comuns em mulheres.

Para o cirurgião endoscopista e nutrólogo Bruno Sander, diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, o primeiro do Estado especializado no tratamento do sobrepeso e da obesidade, isso se deve ao crescimento no poder econômico dos brasileiros nos últimos anos. “Esse crescimento propiciou o aumento dos hábitos de consumo, mas a busca por uma alimentação mais saudável ficou estacionada”.

Por isso, o médico garante que muitos desses casos podem ser evitados com um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. “A maior dificuldade é convencer o paciente a abrir mão das facilidades e comodidades que a vida moderna oferece no que diz respeito à alimentação e deslocamento. É difícil para a grande maioria preparar uma refeição saudável em casa, já que encontram tudo pronto, industrializado e congelado. Da mesma forma em optar por subir as escadas do prédio, já que pode pegar o elevador”.

Para aqueles que não obtiveram êxito com a dieta associada à atividade física, o ele indica outros tratamentos. “Quem tem o Índice de Massa Corporal (IMC), acima de 27 pode recorrer ao uso de um balão intragástrico para potencializar a perda de peso, por ser um método endoscópico e pouco invasivo. Já nos casos extremos e de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica é indicada. Além disso, para os pacientes que realizaram a bariátrica, mas voltaram a ganhar peso o procedimento de Plasma de Argônio pode ajuda-los a emagrecer novamente. Mas, todas as técnicas devem ser realizadas sempre por um médico endoscopista”, garantiu Sander.

Políticas públicas

Além disso, os dados do estudo revelam a necessidade de mudança de hábitos, com a inclusão de políticas que incentivem a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “É de extrema importância políticas que regulamentam a venda, publicidade, rotulagem, taxação de certos alimentos, como bebidas açucaradas, que incluem sucos e refrigerantes”, garantiu Sander.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).

Assessoria de Imprensa

Déborah Ribeiro - Assessora de Comunicação e Imprensa
Letra Comunicação e Marketing
www.letracomunicacao.com
[email protected]
(31) 3236-1477 ou 98429-7565
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Organização anuncia as 12 finalistas do que concorrem ao título de Rainha do Pedro Leopoldo Rodeio Show

Artigo Anterior

UP N’ GO CONQUISTA ESPAÇO NO MERCADO POP E SE PREPARA PARA CARREIRA INTERNACIONAL

Relacionados