Odontologia Estética: Você já ouviu falar na Lente de Contato Dental?

0
405

O Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães, cirurgião dentista
e especialista em odontologia estética traz todos os
detalhes sobre as Lentes de Contato; Método vem
sendo utilizado por artistas, mas ele lembra
que existem contraindicações

 

Aprocura por tratamentos ‘odontológicos estéticos’ no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Prova disto está em um levantamento realizado recentemente pela ‘Nobel Biocare’ (multinacional do setor) que mostra que a demanda por procedimentos com resultados mais estéticos cresceu cerca de 200% com possibilidades de mais avanços em 2018. Entre os processos que passam pelo Clareamento Dental e Aparelhos Ortodônticos, existe também a Lente de Contato Dental que é uma película de porcelana aplicada por cima dos dentes. Em um bate papo descontraído, o Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães (cirurgião dentista e especialista em odontologia estética), traz todos os detalhes sobre a Lente de Contato Dental lembrando que não é qualquer pessoa que pode utilizá-la.

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães, para os que não conhecem, o que é a Lente de Contato Dental?

É uma película de porcelana que é aplicada por cima dos dentes. Ela é uma capa fina, que modifica cor e formato dos dentes. Ela pode fechar espaços, pode corrigir alguma pequeno erro de posição, e faz alterações de cor de maneira definitiva nos dentes.

 

Como a Lente de Contato Dental é realmente feita?

A partir de um pequeno preparo nos dentes para eles receberem essas lentes. Esse preparo é um pequeno desgaste para fazer com que ela encaixe nos dentes e você obtenha uma conexão perfeita entre o dente e da lâmina de porcelana. Existem diversas técnicas em que o profissional faz esse preparo, realiza uma cópia desse preparo através de moldagem ou de escaneamento digital e envia a cópia para um laboratório. Com isso, as lentes são confeccionadas em um laboratório próprio pra isso com porcelana de altíssima qualidade. Uma porcelana bem rica, bem bonita e bem dura. Depois, ela é colada no dente do paciente com uma resina específica, que é um material odontológico para a colagem dessas.

 

Qualquer pessoa pode aplicar a Lente de Contato Dental? Existe algum tipo de contraindicação em relação a essa Lente?

Não. Os pacientes precisam estar aptos a fazer a colocação das lentes. Existem contraindicações.  Muitas vezes o paciente espera colocar as lentes para se livrar de aparelho ortodôntico, mas esse não é o caso. Às vezes o paciente precisa passar pelo tratamento do aparelho para organizar os dentes, e só então colocar as lentes, para mudar a cor e o formato dos dentes. Grandes alterações de posição são feitas com o aparelho, não com as lentes. O paciente também precisa estar com os dentes sadios na hora da aplicação. Restaurações por fazer, problemas nas gengivas, problemas periodontais, problemas de canal. Todos esses impossibilitam a aplicação.

 

É um procedimento muito caro, ou depende de cada caso? Além disso, quanto tempo ela dura Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães?

Cada paciente tem a sua necessidade específica, o que ocasiona uma variação nos preços. Varia pelo número de dentes, a técnica utilizada e de acordo com a dificuldade do caso. É impossível falar de custos sem examinar e avaliar muito bem o paciente. Além disso, não podemos falar sobre os custos por causa do código de ética do Conselho Regional de Odontologia. Quanto ao tempo, é indeterminado. Existem estudos que falam que os laminados duram em torno de 10 a 15 anos, outros citam casos que duram entre 20 e 25 anos… Então, é um prazo indeterminado. Não tem um período mínimo ou máximo, não existe a necessidade de troca. O paciente só vai precisar modificar, substituir ou fazer alguma tipo de alteração se tiver algum problema.

 

Para finalizarmos, quais são os cuidados Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães que a pessoa precisa ter após a colocação das Lentes de Contato Dental?

Depois de instaladas, as lentes são como dentes. O paciente sente naturalidade como os dentes. Em termos de adaptação, ele não deve sentir nenhum tipo de desconforto. O cuidado que é necessário é a escovação e o uso do fio dental, mesmo cuidado que deve ter com os dentes, cuidados de higiene. Além da avaliação com o dentista de seis em seis meses.

 

Dentista e Consultório Odontológico

Dr. Marcelo Figueiredo Magalhães

CRO-CE: 6944

Odontologia Estética

Professor: Pós Graduação

Palestrante Nacional

www.marcelofmagalhaes.com

Artigo anterior30 de setembro – Dia da Secretária
Próximo artigoFwd: Gustavo Mioto desembarca em Contagem para a primeira edição do Mix Festival
[ Jornalista e Editor do Brasil Agora - em BH/MG] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui