Barragem da Vale se rompe em Brumadinho e atinge comunidade

0
34

Uma barragem da Vale na Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu na tarde desta sexta-feira, 25. Segundo a empresa, as primeira informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há informações sobre vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rompimento aconteceu na altura do km 50 da Rodovia MG-040. Um helicóptero dos bombeiros sobrevoa a região.

Polícia Militar confirmou, no início da tarde desta sexta-feira (25), o rompimento de uma segunda barragem em Córrego Feijão, distrito de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Tenente Juarez Antônio da Silva, da PM de Brumadinho, o complexo da Vale no local envolve três barragens e o rompimento da primeira sobrecarregou o trecho, provocando a ruptura de uma segunda contenção. O militar confirma o risco de uma terceira queda.

O centro de Brumadinho está sendo evacuado, pois o caminho da lama passa pelo rio que corta a cidade e há possibilidade de inundação. Ainda não há informação sobre vítimas.

A extensão do rio é de 510 km e sua bacia cobre 13 643 km² e 35 municípios[2]. Seus principais afluentes são o rio Macaúbas, o rio Camapuã, o rio Betim,o rio Manso e o ribeirão Serra Azul. Estes três últimos cursos de água são represados para formação dos três reservatórios que compõem o Sistema Paraopeba: Sistema Vargem das Flores, Sistema Rio Manso e Sistema Serra Azul, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here