Alimentação | Suco de Beterraba melhora o rendimento nos treinos



Além disso traz outros benefícios descritos na literatura, como, melhora na
eficiência das mitocôndrias e aumento em sua biogênese

O suco de Beterraba contém um alto valor de nitrato (NO3-) e quando ingerido, o nitrato é transformado em nitrito (NO2-), na cavidade oral por bactérias através da ação de enzimas nitrato redutase e, em seguida, a óxido nítrico (NO) no estômago. Em contato com a acidez estomacal, o nitrito é rapidamente convertido a Óxido Nitrico desempenhando importantes funções fisiológicas como a melhora das atividades do músculo esquelético e, consequentemente, melhora de capacidade cardiorrespiratória.

O Óxido Nítrico tem papel hemodinâmico, sendo um grande vasodilatador, podendo aumentar a perfusão sanguínea e promover melhora da transferência de oxigênio para o tecido muscular. Além disso, outros benefícios são descritos na literatura, como melhora na eficiência das mitocôndrias e aumento em sua biogênese.

Um estudo realizado por Lansley et al. (2011), investigou a influência da suplementação aguda de nitrato, na forma de suco de beterraba, na performance de ciclistas, onde os sujeitos deveriam completar uma determinada distância no menor tempo possível. Os participantes foram testados em 4 provas diferentes: (1) 4km após suplementação de suco de beterraba (2) 4 km com placebo; (3) 16 km após suplementação de suco de beterraba (4) 16 km com placebo.

Resultado

Em todas, os indivíduos que suplementaram com suco de Beterraba completaram os testes mais rapidamente, (2,8% a menos na prova.de 4km e 2,7% na prova de 16km). Portanto, o uso pode ser uma estratégia dependendo do seu esporte e de seu nível de competição. Vale salientar que cada individuo te sua individualidade biológica.

Endereço:

Rua Profº Folk Rocha, Bairro Jardim Ouro Branco | nº 0650 | CEP: 47802-200. Clinica Cognitiva – 2° andar, Sala 207 – Barreiras BA.

Telefone: (77) 9-9976-2386

– E-mail: [email protected]

– Whatsapp: (77) 9-9976-2386

– Instagram: @augustoportonutri

*Texto: Dr. Augusto Porto

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Saúde em dia: Cirurgia Bariátrica um procedimento que ainda traz muitas dúvidas nos pacientes

Artigo Anterior

Baianas Ozadas faz homenagem ao Olodum na segunda-feira de carnaval

Relacionados