Existe ligação entre a saúde da pele e o estresse?



Especialista explica como as duas características estão ligadas

A saúde mental e física estão diretamente ligadas. Não é à toa que quando ocorre danos em uma, a outra também é prejudicada. Nesse quesito, quando as emoções estão fora de controle ou o estresse toma conta, a pele, geralmente, é o primeiro órgão afetado. Muitas pessoas notam mudanças como o surgimento de acne em excesso, manchas, herpes zóster, entre outras doenças mais sérias. Então, como se proteger e manter a pele saudável nessa fase?

A dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Joana Barbosa, esclarece que o estresse pode provocar alterações hormonais e, consequentemente, prejudicar alguns órgãos, entre eles, a pele. “Como essa é a parte do corpo mais visível, é comum notar as mudanças primeiramente nela. O estresse pode fazer com que os poros fiquem mais dilatados, a pele fique sem brilho, ressecada e mais grossa. Tudo isso faz com que as manchas, acne, olheiras, dermatites, entre outras, apareçam com maior facilidade”, completou.

O que fazer?

A especialista indica que a melhor forma de evitar danos à pele causados pelo estresse é unindo os cuidados físicos e emocionais. “Por isso, a necessidade de sempre buscar ajuda profissional para cuidar da saúde física e mental. Portanto, visitar regularmente um psicólogo é tão importante quanto visitar um dermatologista. Ao trabalhar com uma equipe multidisciplinar é possível encontrar o tratamento mais adequado e manter a saúde em equilíbrio”, garantiu.

Além disso, manter cuidados básicos, com o uso de hidratantes, uma boa noite de sono, alimentação saudável, entre outros, é essencial para manter a saúde. “Esses são hábitos que irão auxiliar em todo corpo”, concluiu.

Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É responsável pela clínica Dermax, em Belo Horizonte (www.drajoanabarbosa.com).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Arraiá do Porcão apresenta Rick e Ricardo, Chama Chuva e Banda do Marcão

Artigo Anterior

Dores de cabeça na infância: entenda como tratar

Relacionados