Outubro Rosa – A importância dos cuidados com a pele durante o tratamento do câncer de mama

0
555

Especialista explica que a pele precisa de cuidados mais que especiais durante o acompanhamento oncológico

Outubro é o mês dedicado à luta contra o câncer de mama. Para as mulheres que travam uma batalha diária contra a doença, manter a autoestima elevada é parte importante do processo de tratamento, por isso, não perder a vaidade é importante, mas é preciso tomar alguns cuidados para continuar a rotina de beleza de forma segura.

Tratamentos como a quimioterapia e radioterapia podem deixar a pele mais sensível, irritada, ressecada e sem viço. Por isso, é recomendado buscar acompanhamento dermatológico, para que a pele receba uma atenção extra nesse momento. A dermatologista Joana Barbosa destaca, ainda, que, “com a pele mais sensível, aumenta também a vulnerabilidade a infecções. Sendo assim, é ideal realizar uma limpeza diária com água morna e um limpador cremoso ou sabonete neutro.”

RESSECAMENTO DA PELE

Uma reclamação frequente nos consultórios dermatológicos é o ressecamento intenso das áreas do rosto, até mesmo para as mulheres que normalmente apresentam a cútis mais oleosa ou normal. Por isso, vale a pena adicionar um hidratante específico para cada região. “Porém, como a pele pode ficar bastante irritada, o ideal é evitar produtos que tenham álcool, cheiros fortes ou cremes que contenham hormônio”, afirma Joana.

PROTEÇÃO SOLAR INTENSA

Qualquer mulher que esteja se submetendo a um tratamento oncológico deve redobrar o cuidado ao se expor aos raios solares. “É importante não ter contato com o sol entre as 10h e 16h e, quando houver essa exposição, que seja por apenas alguns minutos, sempre usando filtro solar com FPS igual ou superior a 30, evitando que as radiações solares comprometam o tratamento”, conclui a profissional.

Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É responsável pela clínica Dermax, em Belo Horizonte. (www.drajoanabarbosa.com).

Artigo anteriorOutubro Rosa: saúde psicológica é um dos pontos mais afetados pelo câncer de mama
Próximo artigoComo cuidar da saúde bucal durante a gravidez?
[ Jornalista e Editor do Brasil Agora - em BH/MG] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui