Empreendedorismo feminino: fim de ano abre portas para novos negócios



Black Friday e comemorações de dezembro geram oportunidades de crescimento para mulheres em diversos setores

Novembro e dezembro são marcados como os melhores meses para a economia mundial. As datas comemorativas e promoções durante esses meses são ótimos para o comércio. De acordo com o Serasa Experian, o fim de ano obtém alta de quase 24% acima da média mensal para os demais períodos do ano.

Esses dados causam otimismo em diversos setores do mercado, entre eles, para os novos empreendedores, principalmente, para as mulheres que querem obter independência financeira. A empresária Márcia Machado comenta que, para o empreendedorismo feminino, uma área em pleno crescimento, mas que ainda enfrenta diversos obstáculos; esse é o momento ideal para investir no próprio negócio. “A Black Friday e o Natal são excelentes datas para alavancar as vendas. Esse é o momento de aproveitar ao máximo”, indicou.

Dicas

Para as mulheres que estão começando ou que já possuem experiência, as datas de fim de ano não podem passar em branco. Márcia orienta que, para conseguir usufruir dos resultados que essa época oferece, é fundamental construir um planejamento. “Esse é o primeiro passo para qualquer negócio de sucesso. Então, antes de investir em qualquer coisa, planeje! Pesquise o mercado, estabeleça metas e tenha cuidado antes de fazer qualquer tipo de dívida com fornecedores e etc”, ressaltou.

Outro ponto fundamental é sempre prezar pela qualidade do produto que oferece e pelo atendimento. “Momentos em que surgem muitas promoções no comércio também são ótimos para construir a imagem e credibilidade do negócio. Por isso, ofereça sempre aquilo que pode cumprir, com responsabilidade e, principalmente, esteja disponível para suprir as necessidades do seu cliente”, concluiu.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças (@grupoamordemaebh e @marciacmachado).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Por que o Instagram e os Stories devem ser uma parte fundamental do seu negócio?

Artigo Anterior

Férias: confira dicas valiosas para aproveitar o descanso sem imprevistos

Relacionados