Novembro Azul: homens são os mais atingidos pelo câncer de pele



Entenda as causas e formas de prevenção da doença

Por muito tempo, os homens negligenciaram diversos aspectos relacionados à saúde. Diversas doenças acometem mais o público masculino, principalmente pela falta de prevenção. Entre elas, está o câncer de pele. Por esses e outros motivos, a campanha Novembro Azul recebe apoio das entidades de saúde em todo o Brasil, envolvendo ações que estimulam os homens a buscar cuidar bem de sua saúde. Para se ter ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 37% dos homens possuem o hábito de se proteger contra os raios ultravioletas.

A dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Joana Barbosa, ressalta que os raios emitidos pelo sol são os conhecidos raios ultravioleta (ou raios UV) que, quando entram em contato diretamente com a pele, podem causar diversas complicações de saúde. Entre eles, o principal é o temido melanoma, mais conhecido como câncer de pele. “Por isso, a proteção é extremamente importante, principalmente, em um país tropical como o Brasil”, completou.

Cuidados

Barbosa indica que, como de costume, o protetor solar é o principal aliado no combate às doenças de pele. “É importante lembrar que a aplicação precisa ser feita da maneira correta. O produto deve ser utilizado em toda a camada da pele, inclusive nas articulações, pescoço e partes supostamente escondidas, como o dorso do pé, palmas das mãos e outras. Além disso, o ideal é passar de 2 em 2 horas ou, quando estiver em praias ou clubes, antes e depois de entrar na água”.

Além do protetor solar, o uso de chapéus, bonés e tecidos com proteção UV ajudam a defender o rosto e toda a extensão do corpo. “Para quem trabalha ao ar livre ou gosta de praias e outros passeios durante o dia, esses objetos são ótimos aliados”, orientou.

Especialista

Outra ação fundamental para prevenir o câncer de pele é a visita regular ao dermatologista. “O público masculino, costumeiramente, tem o hábito de procurar o médico apenas em último caso. Isso deve ser banido do dia-a-dia. É preciso conscientizar sobre a importância de visitar médicos de todas as especialidades frequentemente para manter a saúde em equilíbrio”, destacou.

Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É responsável pela clínica Dermax, em Belo Horizonte. (www.drajoanabarbosa.com).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

É possível renovar o guarda-roupa sem comprar peças novas?

Artigo Anterior

Artista mirim mostra que é possível conciliar carreira e estudos

Relacionados

Goleada nas oitavas enche o torcedor de otimismo

A euforia desmedida não pode tomar conta dos jogadores da seleção brasileira, mas para a torcida está liberada.…

Brasil registra 37 mortes por covid-19 em 24 horas

Em 24 horas, foram registrados 4.429 novos casos de covid-19 no Brasil. No mesmo período, houve 37  mortes…

IBGE: processo seletivo para o Censo 2022 já tem 650 mil inscritos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (3) que contabiliza, até o momento, 650 mil…