Artista mirim mostra que é possível conciliar carreira e estudos



Entenda até que ponto realizar o desejo de uma criança pode ser saudável

Algumas crianças demonstram, desde cedo, um dom artístico e deixam claro para os pais que nasceram para brilhar. Esse é o caso da cantora mirim Mari Cotta, de apenas 8 anos que, desde os 4, já sabia o que queria ser quando crescer: artista. Porém, para os pais, incentivar os filhos a seguirem um grande sonho é um desafio. Isso porque é necessário tempo, investimento, parceria e, acima de tudo, responsabilidade. É preciso se dedicar para que a criança tenha autoconfiança, desenvoltura e conhecimento, por meio de uma rotina bem planejada e, claro, deixar que ela viva plenamente a sua infância.

Desenvolvimento escolar

Os estudos cumprem um papel fundamental na construção da vida de uma criança. É importante que os pais sempre coloquem como prioridade o investimento do tempo dos filhos nos estudos. Segundo Fernando Iwashima, médico e pai de Mari Cotta, é fundamental incentivar a arte na vida dos pequenos, mas sempre priorizando os estudos. “Eu opto por atividades artísticas que não estejam dentro dos horários escolares dela. E entendo que o conhecimento é necessário para contextualizar a arte. Então, são duas coisas que se complementam”.

Não é à toa que a pequena Mari Cotta é considerada uma das melhores alunas da sala, possuindo um ótimo desempenho. O pai acredita que a construção de um ambiente artístico contribui também para o desenvolvimento e crescimento cultural, cognitivo e intelectual dela. “Investir na arte também é investir em desenvolvimento. A arte é capaz de cultivar o senso crítico, despertar interesse em diversas culturas, dar asas à imaginação e ampliar pensamentos”, garantiu Fernando.

A construção de um ambiente saudável

O cuidado com a rotina, para que a criança não se sinta sobrecarregada, é essencial. “Eu e minha esposa construímos para a Mari um ambiente que não coloque sobre ela pressão ou exigências. É comum que artistas mirins, que não tem o devido acompanhamento, sintam-se pressionados quando fazem algum tipo de teste e não passam, por exemplo. Por isso, sempre nos planejamos para que ela desfrute de uma infância plena”, destacou o médico.

“Temos um estúdio em casa que facilita a rotina dela para aulas de canto e, ao mesmo tempo, é um local de brincadeiras e diversão com as amigas da escola, que adoram vir em casa para brincar com ela”, completou Iwashima.

Mari tem apenas 8 anos e é cantora. Seu objetivo é transmitir sentimentos como amor e paz por meio da música, além de contribuir para que as pessoas admirem ainda mais a arte. “Cantar é uma grande alegria e diversão na minha vida. Eu nasci para isso e canto com o coração”, disse a pequena artista.

Fonte: Fernado Iwashima, médico e pai. Mari Cotta, cantora mirim (@maricottamusica / YouTube: Mari Cotta).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Novembro Azul: homens são os mais atingidos pelo câncer de pele

Artigo Anterior

Cirurgia plástica: ainda dá tempo de se preparar para o verão?

Relacionados