Por que nem todo chefe é um bom líder?

0
465

Entenda a importância de desenvolver as habilidades de liderança para lidar com a própria equipe e colher bons resultados no mercado de trabalho.

A posição de liderança dentro de uma organização é significado de uma série de mudanças. A nova rotina de trabalho e o surgimento de novas tarefas vão trazer novas responsabilidades para o profissional, que precisa ter consciência de todas suas as obrigações e relevância de sua função para a empresa. O importante a frisar é que nem todo líder é chefe, mas é fundamental que os chefes sejam bons líderes.

 Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e mastercoach na área de negócios, afirma que é muito comum encontrar pessoas dentro de organizações que acreditam que chefe seja sinônimo de líder. ”É um grande equívoco. Afinal, existem profissionais que são verdadeiros líderes, mesmo não estando em cargo de chefia. Em contrapartida, nos deparamos com muitos chefes que não conseguem liderar suas equipes e costumam recorrer a modelos antiquados de gestão pautados pela autoridade extrema de hierarquia”, disse.

As principais características de um líder

Quando se trata de traçar o perfil do líder dentro de uma empresa, é importante ressaltar que ele seja ousado, comunicativo e um colaborador admirado pelos colegas de trabalho. “É aquele profissional que consegue inspirar e motivar algo, mesmo não sendo gestor ou chefe. O verdadeiro líder motiva pessoas através de suas atitudes e lidera por meio do exemplo, buscando constantemente aliar o desenvolvimento da equipe com o crescimento da empresa evidenciando os resultados positivos”, destacou a especialista.

Líderes provocam respeito por admiração, pois seu conhecimento é útil e estimulante para a equipe. “São extremamente coerentes com a essência da empresa e respeitam as vontades do seu time. Por esse motivo, liderança é significado de menos discurso e mais gestão estratégica de pessoas”, concluiu Valéria.

Fonte:  Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e mastercoach na área de negócios. Formada em Comunicação, especialista em gestão de negócios, marketing e comercial.

Artigo anteriorSetor de serviços volta a crescer e já é uma das apostas do franchising para 2020
Próximo artigoHospital promove ação social com crianças carentes em BH
[ Jornalista e Editor do Brasil Agora - em BH/MG] ______________________________________________________________________________________________ Jornalista (FESBH), Publicitário (Instituto P.E.D), Relações Publicas (U.Bircham), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes) e Economista (USIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH/FACSAL). Apaixonado por música, colabora com rádios e portais falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. "Minha paixão pela música me faz quase um pesquisador. Um amor que vem da adolescência" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui