Mitos e verdades sobre o Design de Sobrancelhas



O que esse mercado proporciona ao profissional que se especializa

O mercado de beleza cresce mais a cada ano no país e se mostra como um dos poucos setores que não sofrem com o desequilíbrio econômico. Seja de forma particular ou através de empreendimentos, os brasileiros estão cada vez mais investindo em novas práticas para tratamentos estéticos.

No meio disso tudo está o Design de Sobrancelhas. A técnica começou a se popularizar por volta de 2015 e, desde então, o número de adeptos só cresceu. Hoje existem diversos cursos profissionalizantes e workshops que buscam certificar esses profissionais, seja atuando em salões de beleza, abrindo franquias ou até mesmo em suas próprias casas.

Franquias de Estética

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 35,3% entre 2015 e 2017, faturando R$30 bilhões no último ano citado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto maior país no que diz respeito ao consumo de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes.

“Um estudo da Quorum Brasil mostrou que 97% das mulheres do país se preocupam com a aparência e o número de homens que também utilizam produtos de beleza cresce a cada ano. A grande presença de celebridades nas redes sociais e os inúmeros tutoriais fizeram com que as pessoas se interessassem mais pelos cuidados com a aparência e esse crescimento do setor pode ser associado a isso”, diz Roberta Joyce, empresária e diretora do Instituto Roberta Joyce.

Design e Visagismo

Engana-se quem pensa que o designer de sobrancelhas deve apenas se preocupar em realizar a manutenção dos fios da região. O mercado exige cada vez mais dos profissionais que desejam se destacar e o visagismo surge como um aliado para esse setor. Através dessa técnica, é possível equilibrar a aparência do cliente levando em conta, além das sobrancelhas, características físicas, o cabelo e até mesmo o estilo de se vestir.

“O visagismo é o primeiro passo para começar o design da sobrancelha. É através dele que conseguimos estudar o rosto da pessoa e identificar qual o melhor formato, cor, densidade. Após isso, são realizados procedimentos já conhecidos, como limpeza, hidratação e alinhamento das sobrancelhas. A técnica é, portanto, um diferencial para ir muito além do que era feito antigamente”, continua a designer.

Conhecimento

Para se destacar nessa área, o profissional precisa pensar além do que já é oferecido e desmistificar a ideia de que design de sobrancelhas demanda apenas procedimentos já conhecidos, como a limpeza do excesso de fios.

Ser capaz de estudar a anatomia do rosto para encontrar a simetria do mesmo será um grande aliado na hora de se especializar no visagismo. “Mesmo já estando nesse mercado há mais de 15 anos, todos os dias eu preciso me atualizar e ficar atenta ao que está surgindo de novo. Os clientes demandam cada vez mais novas tecnologias e técnicas para atingir os resultados, e se prender ao que era feito no passado não irá destacar a sua marca”, completa Roberta.

A instabilidade do mercado pode não afetar o setor de beleza, mas impacta diretamente nos trabalhadores que, cada vez mais, buscam outras fontes de renda. O design de sobrancelhas já se mostrou ser atrativo para quem busca atuar em um segmento estável, mas que vai demandar atualização frequente para a sustentabilidade do negócio.

Fonte: Roberta Joyce, empresária, diretora do Instituto Roberta Joyce, designer de sobrancelhas e micropigmentadora. Com mais de 15 anos de experiência, é formada pelos melhores e mais renomados profissionais da área da Micropigmentação. Homenageada como revelação 2018 pela Beauty Minas, Revelação 2019 pelo Congresso Brasileiro de Micropigmentação.

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