Atendimento psicológico online pode ajudar a manter a saúde mental



Manter a terapia nesse momento de quarentena é fundamental, afirma especialista; Organização Mundial de Saúde estima que quase 10% dos brasileiros sofre com ansiedade

O período de quarentena ocasionado pela transmissão do coronavírus pode causar estresse e afetar a saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira tem ansiedade, deixando o Brasil no topo do ranking de países mais ansiosos do mundo.

Neste momento, é essencial que as pessoas invistam mais no autocuidado. “O acompanhamento profissional vai ajudar a lidar com os sentimentos negativos e amenizar os impactos que essa pandemia ainda irá causar mentalmente nas pessoas. Como o contato físico não é recomendado, muitos profissionais estão adotando o atendimento online, que reforça esse cuidado mesmo durante esse período de crise”, explica Ana Paula Ribeiro Imbuzeiro, psicóloga e especialista em neuropsicologia.

Efeitos

Segundo ela, todo esse estresse que estamos vivendo pode gerar depressão, tristeza, irritabilidade e até confusão mental. “A alteração da rotina, o tédio, o medo e o excesso de informação podem causar mais angústia, intensificando sintomas de problemas psicológicos preexistentes e desencadeando novos problemas – caso não sejam observados os devidos cuidados”, alerta.

Ana Paula acrescenta que é  importante ter atividades a serem realizadas em casa, mas que há uma dificuldade grande de se adaptar a esse novo contexto. “A casa é um ambiente vista apenas como ambiente de descanso, repouso e lazer. As pessoas em casa tendem a entrar no padrão comportamental das férias, acordando tarde, fazendo o mínimo de tarefas possíveis, alimentação relaxada e menos saudável. É importante reestruturar como caracterizamos esse ambiente”.

Cuidados

O que fazer para evitar os impactos do Covid-19 no cotidiano? Segundo Ana Paula, começar ou manter a terapia a distância e ter uma rotina em casa ajuda a manter a mente mais leve e preparada durante a quarentena. “Ter horário predefinido para realização de tarefas, fazer exercícios físicos e se alimentar bem é benéfico para saúde mental. Também é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo de informações para evitar a ansiedade”, conclui.

Durante a quarentena, além de relaxamento e descanso, o lar será lugar de fazer atividade física, trabalho, de preparar alimentos saudáveis, manter uma rotina de sono, em que se dorme cedo e acorda cedo. “Se prepare para iniciar o dia com um banho, roupas limpas e de preferência que não sejam pijamas. Tenha o seu horário organizado para cada tarefa.

A produtividade pode diminuir já que não está no ambiente de trabalho, algo que pode ser um gatilho para olhar menos as redes sociais. “Em casa nos vemos mais livres para mexer no celular durante a hora de trabalho. A sugestão é que determine horários também  para o uso de redes sociais nos blocos de hora destinados ao trabalho, atividade física e alimentação. Se houver dificuldade dessa restrição existem aplicativos que ajudam na organização do tempo em aplicativos no celular programando tempo para uso de cada um e qual período do dia pode mexer”.

Fonte: Ana Paula Ribeiro Imbuzeiro, psicóloga, especialista em neuropsicologia, neurofeedback.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Coronavírus: especialista alerta que não é o momento de realizar cirurgias plásticas

Artigo Anterior

Esclarecendo sobre Cirurgia Plástica

Relacionados