Covid-19: pacientes com doenças reumatológicas fazem parte do grupo de risco?



Médica comenta os principais cuidados para esse público

Em meio às diversas preocupações sobre a pandemia do novo coronavírus, pessoas que fazem parte do grupo de risco demandam um cuidado ainda maior para evitar a contaminação. Porém, ainda há dúvidas da população sobre quem realmente faz parte desse meio. Entre elas, pessoas acometidas por doenças reumatológicas não estão totalmente certas se pertencem ao grupo de risco.

A médica especialista em reumatologia e dor, Flávia Nascimento, ressalta que é importante destacar que inicialmente há risco maior entre pacientes reumatológicos. “Muito tem se especulado sobre os riscos entre quem é acometido por alguma doença crônica. A princípio pessoas com reumatismo, por exemplo, se enquadram no grupo de risco”, esclarece.

Porém, mesmo que ainda não haja confirmação científica, pacientes contaminados  em uso de imunossupressores parecem não estarem desenvolvendo a forma grave da doença como esperado, Flávia comenta que os cuidados devem ser seguidos da mesma forma. “Existe o grupo de risco, que são aqueles que possuem mais chance de mortalidade. Mas também existem casos de pessoas que não faziam parte de tal grupo e mesmo assim foram a óbito. Então, a principal recomendação é que toda a população mantenha os cuidados indicados de higienização e segurança”, reforça.

Cuidados

Além da prevenção feita normalmente por toda a população, como a higienização das mãos, isolamento social e uso de máscara se precisar sair de casa, a médica ressalta que os pacientes reumatológicos devem continuar cuidando da rotina com as medicações. “Estão surgindo diversos boatos sobre medicamentos que podem fazer mal ou não. Devido a fase recente do vírus, muitos estudos ainda não foram concluídos ou nem começaram a ser feitos. Então, lembre-se de que a automedicação nunca é recomendada. Além disso, nunca faça a suspensão de um remédio sem orientação do seu médico. Caso obtenha qualquer dúvida, não hesite em ligar para um profissional para ouvir como deve proceder”, orienta.

Fonte: Flávia Nascimento, médica da área de reumatologia e dor. Formada em Reumatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e pós graduanda em dor pelo Einstein. Atua na área há 7 anos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Qual o caminho para sobreviver à crise?

Artigo Anterior

Relações afetivas é um dos grandes desafios da quarentena

Relacionados