Home office: postura inadequada pode ser um vilão para a saúde

Portrait of an attractive woman in a chair at the table with cup and laptop, book, pencils, notebook on it. Concept photo


Confira as dicas para manter o corpo saudável e evitar dores musculares, além de outros problemas ortopédicos

O home office se tornou o principal modelo de trabalho nas últimas semanas, devido a pandemia da Covid-19 e o isolamento social no país. Porém, muitas pessoas não estavam preparadas para trabalhar em casa. A falta de equipamentos adequados e um espaço específico para trabalhar, tem ocasionado diversas queixas relacionadas a saúde muscular. Alguns dos principais problemas, geralmente, são ocasionados pela má postura e falta de exercícios físicos no ambiente caseiro.

De acordo com o INSS, uma das maiores causas de afastamento no trabalho são as dores nas costas. A fisioterapeuta Camila Katsuragi, comenta que a postura inadequada é a principal responsável por isso. “Principalmente em casa, essas dores podem ser ocasionadas pelo mau jeito na hora de se sentar ou deitar. Além de causar muito desconforto, manter o hábito de postura incorreta pode prejudicar a saúde a longo prazo e ocasionar diversos problemas ortopédicos”, alerta.

Dicas

Para evitar problemas e preservar a saúde das costas e outras partes do corpo, Camila separou algumas dicas. Confira:

Cadeira: “Um dos principais instrumentos de trabalho para quem está em casa se tornou a cadeira. Nesse momento, é importante investir em uma que seja confortável, com apoio correto para as costas e os braços. Nada de trabalhar o dia todo em locais inadequados como sofás, camas, poltronas e cadeiras com acabamento irregular. O ideal é que, ao sentar, você mantenha os pés apoiados no chão, as costas apoiadas retas no fundo e o joelho inclinado em 90º”.

Computador e mesa: “Os cuidados também devem ser mantidos com a mesa e computador. Os braços devem ser apoiados na superfície de maneira que os ombros não precisem se elevar. A tela do computador deve estar sempre na altura dos olhos para evitar que o pescoço fique inclinado por muito tempo tanto para cima, como para baixo”.

Exercícios: “Este é o principal aliado de qualquer momento na vida. Principalmente em casa, a atenção deve ser redobrada. Não esqueça de levantar periodicamente para se alongar. Mexa os braços, pernas e pescoço com frequência para evitar a tensão”.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Fintech mineira adere ao PIX

Artigo Anterior

Telemedicina pode reduzir em 80% atendimentos em hospitais

Relacionados