Todos estão acostumados a planejar o trabalho, o fim de semana, a carreira, mas, dificilmente, as pessoas fazem um planejamento pessoal, antes mesmo de definir as suas metas profissionais



Artigo: Dernizo Pagnoncelli
Economista e Consultor de Empresa 

Sem preparação, as oportunidades escapam. Com estratégias definidas, as chances de alcançar os objetivos, quaisquer que eles sejam, são muito maiores. Nesses mais de 45 anos de experiência, o consultor de empresas e economista Dernizo Pagnoncelli, tesmunhou muitos dilemas, como, por exemplo, funcionários bem-sucedidos, mas infelizes por não concordarem com as políticas de suas empresas. “Como consultor de estratégia, pensei e escrevi uma metodologia clara e eficiente de planejamento de vida, no livro ‘Como planejar sua vida! Um método prático, objetivo e testado para o seu sucesso pessoal’”, diz o profissional, que dá algumas dicas.

– Autoconhecimento. Fazer uma análise da situação atual, saber o que se quer conquistar e onde espera chegar. Se a pessoa não se conhece, não adianta se planejar.

– Hora de se questionar, olhar para a sua vida profissional e pessoal. As pessoas devem se perguntar: “o que estarei fazendo daqui a 10 anos?”. A visão orienta o planejamento da sua vida e funciona como bússola para definir aonde você quer chegar. Mas não se deve pensar apenas em onde chegar, mas também em todas as possibilidades de como chegar lá e buscar concretizar esse objetivo. As pessoas devem assumir o controle de suas vidas, ou acabarão sendo controladas por alguém. O grande segredo é buscar e agarrar as oportunidades.

– Definir estratégias e traçar um plano para alcançar suas metas.

– Acompanhar, avaliar resultados, atualizar e fazer correções de rotas. Planejar é intenção e implantar é ação. O acompanhamento motiva as pessoas porque elas passam a usar os resultados como uma referência para avaliar seu desempenho. E todo dia é dia, toda hora é hora de estar ligado no plano de vida. Não se deve aceitar resultados abaixo do esperado. Tudo pode ser feito melhor do que está sendo feito. O planejamento deve ser atualizado sempre para acompanhar as mudanças relevantes do ambiente. O planejamento estratégico não é uma camisa de força. Há momentos que é preciso inverter prioridades, adiar objetivos e mudar estratégias.

– Um planejamento estratégico está intimamente ligado a uma situação financeira, seja seu objetivo, um simples curso de inglês ou uma viagem de cruzeiro ao redor do mundo. A questão financeira precisa ser incluída e observada durante todo o processo. É importante observar como se lida com o dinheiro, como gastá-lo e aprender a destinar uma parte dele para seu objetivo financeiro.

Imagem (sugestão): Dreamstime

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Unicesumar lança curso de português gratuito para migrantes e refugiados

Artigo Anterior

MP pede bloqueio de R$ 30 milhões em bens de empresas e servidores por queda de viaduto Guararapes

Relacionados