O meu, o seu e os nossos: como lidar com filhos de outros relacionamentos?



Saiba como evitar conflitos dentro de casa e manter uma boa relação em família

Uma das principais dificuldades na vida a dois é saber como proceder quando o parceiro já possui filhos de outro relacionamento. É muito comum não entender o que é permitido, como exercer autoridade e manter uma boa relação quando a criação se refere aos membros que possuem grande importância na vida do outro, mas sem laço de sangue consigo mesmo. Com a dificuldade de se adaptar a essa situação, a maioria dos pais e mães possuem dúvidas sobre como podem evitar conflitos. O problema maior é que a falta de conhecimento pode gerar ainda mais desentendimentos.

Thiago Porto, hipnoterapeuta e especialista na recuperação de casais, explica que todos os lados são afetados quando algo do tipo ocorre. “Tanto para os pais, como para os filhos, o início de um relacionamento amoroso é uma situação nova que precisa de tempo para adaptação e entendimento. Dependendo da faixa etária de cada um dos envolvidos, pode haver um tempo maior para que tudo se resolva”, comenta.

Portanto, como em qualquer tipo de relação, o primeiro passo para evitar conflitos é estabelecer o diálogo. “É preciso ouvir todos os lados. Principalmente, em um momento conturbado como o atual, é fundamental conversar e escutar os filhos e o parceiro para entender o que está motivando os desentendimentos”, destaca.

Via de mão dupla

Thiago comenta que um dos principais erros é ouvir apenas um lado. “Em algumas situações pode parecer que os filhos estão com ciúmes e fazendo birra e em outras o problema pode parecer partir apenas do parceiro. Porém, é preciso frisar que ambos os lados devem ser ouvidos para entender realmente se apenas um lado está motivando os conflitos”, completa.

O diálogo também é importante para entender a personalidade de cada um e não forçar atitudes desagradáveis aos olhos do outro. “Às vezes, o modo de criação e os princípios de cada pessoa em um relacionamento são diferentes. O que parece simples para um é mais complicado para outros e isso pode refletir em como algumas atitudes dos filhos serão interpretadas. É importante comunicar ao parceiro como o seu filho gosta de ser tratado. Ele gosta de uma linguagem mais carinhosa? Ou prefere um tom mais sério com pessoas que não está acostumado? Tudo isso é importante para construir um relacionamento saudável”, esclarece.

Como o parceiro deve proceder em caso de conflitos?

E, quando se trata da educação de crianças, os pais sempre devem ter autoridade para lidar com questões relacionadas ao comportamento. Exatamente por isso, é importante conversar com o parceiro para saber até onde ele tem autonomia para lidar com comportamentos que ache inadequados. “A criança ou adolescente precisa respeitar os pais acima de tudo. Dependendo da situação, o parceiro não pode retirar a autoridade do pai ou da mãe. Por isso, é importante estabelecer limites. Avaliem juntos qual a melhor opção para o relacionamento a dois e o relacionamento com os filhos”, diz.

Quando buscar ajuda?

O hipnoterapeuta destaca que, em casos difíceis de resolver, o melhor caminho é a terapia em conjunto para entender as motivações e avaliar o melhor caminho de desenvolver um relacionamento saudável entre todos. “Nesse ponto, é possível perceber de forma mais transparente o que motiva os conflitos. E, assim, será mais fácil encontrar a resolução para tais problemas”, complementa.

Fonte: Thiago Porto, Hipnoterapeuta, Professor De Hipnose, Master Practitioner em PNL, Coach e Palestrante. É certificado pela OHTC – OMNI Hypnosis Training Center, membro da NGH – National Guild of Hypnosis e membro da IBHEC – International Board Of Hypnosis Education & Certification. Especialista em recuperação de casais

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Flacidez: quais os principais vilões?

Artigo Anterior

Conheça a Lore, a inteligência artificial da PRODAP

Relacionados