Dia da Justiça: advogado destaca a importância do Direito e do Poder Judiciário para a sociedade



Justiça – Imagem de Sang Hyun Cho por Pixabay.

André Leonardo Couto, gestor da ALC Advogados, lembra que o Dia da Justiça, comemorado no dia 08 de dezembro, reforça que o Judiciário é essencial para o funcionamento da nação

Homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade. Esse é o objetivo do Dia da Justiça, data comemorada no dia 08 de dezembro, através do Decreto-Lei nº 8.292, que apesar de ter sido criada em 1945, é comemorada desde 1940 em referência à Imaculada Conceição. Todavia, por ser uma data nem tão conhecida por parte da população brasileira, André Leonardo Couto, gestor da ALC Advogados, com mais de 25 anos de experiência na advocacia, fala sobre o dia e lembra que ele merece ser comemorado, já que o Poder Judiciário é responsável por garantir a solução de conflitos da sociedade.

O advogado lembra que o Poder Judiciário é um dos três poderes da República Brasileira e tem total significância. “Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas. Assim, o Poder Judiciário está divido entre os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal”, explica.

Segundo André Leonardo Couto, o Dia da Justiça, especialmente neste momento, em que se viu tantas decisões sobre os rumos da sociedade na pandemia, deve ser visto como um momento de reflexão para todos. “Neste ano devemos ver a data como um momento de reflexão sobre a importância do Poder Judiciário na manutenção do Estado Democrático de Direito. Estamos passando por um momento inédito de aprendizado e de muitas adaptações, por isso, o papel da Justiça é de muita importância, já que garante os mecanismos essenciais para o funcionamento da nação, ou seja, zela pela Constituição da República, promove a solução de conflitos e garante o cumprimento das leis que são essenciais para nossas vidas”, completa.

Valores

Para o advogado André Leonardo Couto, o Dia da Justiça precisa ser massificado cada vez mais, já que traz sempre à tona a discussão sobre valores. “Estamos falando de valores que jamais devem ser esquecidos, como, ética, cidadania, respeito, e boa convivência. Vale dizer que a atuação da Justiça para garantir a solução de conflitos gerados na sociedade deve elevar sempre esses valores citados, pois, dessa forma, ele contribui então para a consolidação e o aperfeiçoamento das instituições brasileiras. Nesse caso, estou falando de algo importantíssimo, que é a paz social. Precisamos dela para caminhar tranquilos em nossa sociedade”, concluiu.

ALC Advogados

Inaugurado em 2 de julho de 2010, o escritório ALC Advogados é sediado na cidade de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com atuação nacional há 10 anos e vários cases de sucesso, o negócio, que tem à frente o advogado André Leonardo Couto, trabalha principalmente nas áreas do Direito do Trabalho, Cível e Imobiliária, com clientes em diversos Estados.

Siga no Instagram @alcescritorio: www.instagram.com/alcescritório

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Coca-Cola FEMSA Brasil promove palestra on-line sobre turismo sustentável em Minas Gerais

Artigo Anterior

Artista mineiro lança disco virtual com sonoridade de música de videogame em homenagem a Belo Horizonte

Relacionados