Atividade do múltiplo ancestral, do CCBB Educativo, traduz paisagens urbanas em músicas

Per Concertos – Divulgação.


Atividade digital será realizada no dia 23/04 com Camilo Gan e Johny Herno

Se a Praça da Liberdade, seus prédios e movimentos tão característicos fossem músicas, como seriam? O público terá a oportunidade de descobrir em atração do projeto “Múltiplos Ancestrais”, do CCBB Educativo. A atividade digital “Per Concertos – Concertos para monumentos e outros biomas urbanos” será apresentada por Camilo Gan e Johnny Herno no dia 23 de abril, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.

“Per-Concertos:  Concerto para Monumentos e outros Biomas Urbanos” é um trabalho proposto pelos músicos mineiros e agitadores culturais, Camilo Gan e Johnny Herno, que tem como objetivo traduzir as paisagens etnográficas em forma de musicalidade espontânea, onde o arquivo sonoro de cada um dos artistas é o sensor primordial para interpretar as notas musicais presentes nas formas físicas de monumentos.

E no entorno da Avenida do Contorno, no coração da encruzilhada das 4 avenidas, o Centro Cultural Banco do Brasil com seus prédios e monumentos, encontra-se o carrilhão de palmeiras em linha reta, com folhas secas, flores e cores expandindo o contorno e os braços do complexo arquitetônico em seus espaços que regam arte junto ao pulso da metrópole.

Com licença poética, Camilo e Johnny propõem nesta segunda edição de Per Concertos, celebrar com cantos, arte sonora e poesia corporal a referência dos espirais, das rodas sagradas em torno do fogo, ou até mesmo a luz do sol, no ancestral dos ciclos de translações e rotações, rumo ao infinito da imaginação, em que impressões da visita criam o enredo e a cena para a trilha súbita.

Na primeira edição do Per Concertos, os artistas escolheram o berço da vanguarda da arquitetura modernista do Brasil, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, apresentando 4 atos, Saudação a Lagoa (Portal da Memória), Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Igreja de São Francisco de Assis.

 

Camilo Gan é percussionista, dançarino e educador musical nascido em Minas Gerais, com carreira iniciada em 1998. Orgulha-se que sua formação profissional se inicia e está conectada principalmente aos saberes da cultura negra. Johnny Herno, também mineiro, é um artista com 20 anos de dedicação à música e às artes, atualmente dedicando-se a composições exclusivas para o monocórdio Berimlata.

 

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Com o aumento de atividades online, o público do CCBB Educativo ganhou mais que praticidade e acessibilidade nos conteúdos disponíveis. A programação está ainda mais rica, uma vez que mais atrações foram incluídas e, com os participantes a distância, foi possível contar com especialistas de vários lugares do país, antes inviabilizados por questões de logística.

 

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Múltiplo Ancestral

Per Concertos – Concertos para monumentos e outros biomas urbanos

Com Camilo Gan e Johnny Herno

 

Sexta-feira, 23 de abril, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Artigo anteriorCentro Cultural “Lá da Favelinha” oferece mais de 50 oficinas gratuitas e online para a população
Próximo artigoTransações bancárias pelo celular aumentam progressivamente durante a pandemia
■ Jornalismo: Jornalista Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: FENAJ/Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) & FIJ ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN). _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Membro da Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)" - Sindicato dos Advogados de MG. _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]